Câmara faz homenagens alusivas ao Setembro Verde

por Fernanda Morais publicado 24/09/2021 16h10, última modificação 27/09/2021 08h39
Câmara faz homenagens alusivas ao Setembro Verde

Foto: Geraldo Fleury/Diretoria de Comunicação e TV Câmara

O vereador Frederico Godoy (SD) foi o autor de uma Moção de Aplauso para simbolizar a passagem do Setembro Verde e também pelo Dia Nacional da Luta das Pessoas com deficiência.

O evento foi realizado na manhã de sexta-feira (24.set), no hall do novo prédio da Câmara e contou ainda com as presenças dos vereadores Leandro Ribeiro (PP), presidente da Câmara Municipal, do vice-presidente, Domingos Paula (PV), Cleide Hilário (Republicanos), Delcimar Fortunato (Avante), Wederson Lopes (PSC) e Andreia Rezende (SD).

“Carrego com muito orgulho a bandeira dos deficientes, mas não só enquanto vereador, mas como uma missão de vida. Devemos assegurar o direito os nossos direitos e lutar para o cumprimento e elaboração de novas políticas públicas que contemplem a cauda. Infelizmente ainda temos muito preconceito, as cidades ainda não estão preparadas para ofertar acessibilidade, mas estamos evoluindo”, discursou Frederico Godoy.

O presidente da Câmara Municipal, Leandro Ribeiro pontuou que uma das exigências para alugar o novo prédio do Legislativo foi que a estrutura oferecesse acessibilidade. O vereador do PP lembrou que no antigo endereço, os parlamentares passaram por situações constrangedoras ao receber cadeirantes.

“Sem rampas de acesso para o segundo andar do prédio, eu já atendi cadeirante na rua, na porta da Câmara. Essa realidade ficou para trás e hoje ficamos felizes em receber todos igualmente nesta Casa, temos piso tátil, placas em Braile. Uma casa para todos”, comentou.

Andreia Rezende (SD) frisou que o mundo é plural e precisa ser inclusivo não somente no discurso, mas na prática. “E isso não é favor. Nossa missão enquanto representantes públicos é construir uma sociedade justa e igual para todos. Desenvolver políticas públicas que atendam a diversidade. Estamos avançando na inclusão, mas longe do daquilo que contemple o todo. Parabéns vereador Frederico por dar voz e ser voz dos deficientes nesta Casa”, pontuou.

Wederson Lopes (PSC) lembrou que conseguiu aprovar leis que atendem a causa dos deficientes em Anápolis como, por exemplo, a exigência dos supermercados em oferecer carrinhos de compras adaptados. “Temos ainda a lei que exige a obrigatoriedade do tradutor de libras em eventos públicos e tramita ainda a proposta de colocar nas primeiras fileiras os alunos com diagnóstico de TDAH”, disse.

Já Delcimar Fortunado (Avante) elogiou o empenho do vereador Frederico Godoy em defender a causa dos deficientes em Anápolis. “Essa homenagem é linda e justa. O Frederico é dinâmico em suas ações e sua luta nesta Casa na defesa dos direitos da causa é grande. Meu mandato está a disposição para somar com o seu trabalho”, falou.

Entre os homenageados da manhã estavam o presidente da Associação dos Deficientes de Anápolis (ADA), Dandário Queiroz. Ele citou que Anápolis tem mais de 25 mil deficientes e que dar voz a esse público é fundamental para entender as suas necessidades. “Essa é a segunda vez que participo de eventos que reconhecem a importância das associações que defendem os deficientes e atuam com inclusão. Precisamos avançar com políticas públicas que contemplem os deficientes para que a sociedade seja justa para todos”, comentou.

Quem também foi homenageada foi Kathrein Moura Faria. Ela nasceu sem os braços, mas é exemplo de força de vontade e superação. Kathrein tem habilidades com os pés. Ela é desenhista e em suas redes sociais mostra que é uma excelente cozinheira com vídeos e dicas de culinária para os seus mais de 38 mil seguidores somente no Instagram.

Kathrein Moura é a primeira goiana a dirigir com os pés com Carteira Nacional de Habilitação. Em seu discurso ela ressaltou que “olhem para vocês todos os dias e se amem do jeito que vocês são. Eu amo a vida e dou valor a cada momento”, falou.

O time de basquete da Associação dos Deficientes de Anápolis também foi homenageado. Os atletas que fazem parte da equipe que disputará o Campeonato Goiano 2021 receberam certificado de Moção de Aplauso durante a solenidade.

Homenageados:

Ana Cristina Batista de Oliveira Silva
Anderson do Rosário Ribeiro
André Gomes de Carvalho
Augusto Henrique Santiago
Carlos Weber de Souza Lobo
Carmen Lúcia Falluh de Alarcão
Cláudia de Oliveira Borges
Danielly da Silva Rocha
Ester Bueno Cunha Faria
Fabiano Moisés da silva
Flávio Ramos Rosa
Gislayne Soares Moura
Gisley da Silva Pimentel
João Paulo de Sousa
José Aparecido Felipe
Kathrein Moura Faria
Kátia Cristina Rodrigues Silva
Lusimar Pinto dos Santos
Maria Penha de Lima
Mônica Cristina Cunha de Oliveira Rebelo
Nilse Tereza Fleury Leite
Paulo Borges de Melo
Paulyane Cristine da Silva Oliveira
Renan Mariano Miranda
Renata Augusta Rodrigues Araújo
Roberta Wendorf de Carvalho
Rodrigues Alves Badagi
Teresa Cristina Sabbag Cunha

Instituições:

Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)
Associação dos Deficientes de Anápolis (ADA)
Therapies 4 Kids
Centro de Reabilitação e Fisioterapia Dr Syrio Quian (Crefa)
Pâmela Rezende (Assessoria e Consultoria)

 

Clique aqui para ter acesso as fotos do evento

 

 

registrado em: