Câmara celebra Dia do Psicólogo em sessão solene, com entrega de moções de aplauso a profissionais da cidade

por Marcos Vieira publicado 19/08/2022 11h07, última modificação 19/08/2022 11h07
Câmara celebra Dia do Psicólogo em sessão solene, com entrega de moções de aplauso a profissionais da cidade

(Foto: Leandro Lage Leite)

O Dia do Psicólogo, que será comemorado em 27 de agosto, foi celebrado pela Câmara de Anápolis na noite de quinta-feira (18.ago), em uma sessão solene proposta pelo vereador Professor Marcos Carvalho (PT).

Profissionais que atuam na cidade receberam moções de aplauso do Poder Legislativo. O vereador Marcos, que é graduado em psicologia e docente, aproveitou o momento para fazer uma homenagem a Nelson de Abreu Júnior, que morreu em 7 de maio de 2021, vítima de complicações da Covid-19.

“Posicionado, coerente, sabia do peso das suas ideias e da influência das suas decisões na vida da universidade. Em um país imerso no obscurantismo, a luz e a postura ética de Nelson de Abreu fazem falta”, disse o vereador.

Nelson, que foi psicólogo clínico e professor da UEG, um dos nomes que ajudou a construir e consolidar a Universidade Estadual de Goiás, foi representado pelo sobrinho, também professor, Gabriel de Abreu Pfrimer.

“Fico muito feliz em manter a memória dele viva. Meu tio era psicólogo e professor, e agora se mantém em cada aluno que formou, em cada paciente que atendeu. Também estou no dever de manter essa memória viva e a família fica muito feliz com essa lembrança, com essa homenagem, pois o que ele fez fica para eternidade”, disse Gabriel.

A Covid-19 que causou a morte de Nelson foi bastante lembrada nos discursos, já que a psicologia teve forte atuação durante a pandemia, quando houve uma piora na saúde mental dos brasileiros.

“Se a gente pensa nos dias atuais, a gente fatalmente vai se lembrar da pandemia e de como a psicologia ajudou e continua ajudando com os problemas advindos desse período tão difícil”, comentou a professora Máriam Hanna Daccache, coordenadora do curso de Psicologia da Universidade Evangélica de Goiás (Unievangélica).

Sobre a profissão, Máriam frisou da diversidade de campos em que a psicologia atua. “Normalmente as pessoas pensam mais na clínica, mas ela atua na área jurídica, fazendo mediações importantíssimas, ela atua nas organizações, desenvolvendo pessoas”, ressaltou.

O professor Bruno Rodrigues Ferreira, coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, também falou da profissão durante a pandemia. “Foi evidenciado o quanto a saúde mental é essencial para a vida”. “Ter um momento como esse, em que a sociedade, via Poder Legislativo, reconhece nós como profissionais, a nossa importância para a comunidade em geral, é muito reconfortante”, comentou.

O gerente de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Marco Aurélio da Silva Lima, ressaltou que a psicologia completa 60 anos, consolidando o papel fundamental na sociedade, sobretudo na perspectiva dos direitos humanos. “Ela abraça não só o indivíduo, mas todas as áreas que proporcionam a garantia e o cuidado humanizado, principalmente quando falamos em declaração dos direitos humanos. É um prazer e grande responsabilidade ser psicólogo”, afirmou.

O vereador Professor Marcos acrescentou ainda a presença da profissão na formação educacional. “E depois dessa pandemia a importância tem se ressaltado cada vez mais. Nada mais justo do que celebrar o Dia do Psicólogo homenageando profissionais que se destacam em suas áreas de atuação no município de Anápolis”, justificou.

A sessão solene contou com a presença do deputado federal Rubens Otoni (PT) e da ex-vereadora Professora Geli, presidente da Associação Pestalozzi de Anápolis.

Psicólogos e psicólogas homenageados:

Alana Priscilla Guimarães Alves Martins
Bárbara de Lourdes Rosa
Bruno Rodrigues Ferreira
Déborah Pereira Araújo Debastiani
Denise Borella de Sousa
Edilene de Oliveira
Elionai Gomes Patriota
Fabrício Sarmento Alcântara
Gislene Divina Cardoso Dias
Glauce Kelly Ferreira
Janaina Teixeira Silva
Joelma Camilo Oliveira
Keila Cristina Silva
Ludmila Teixeira Silva
Ludmilla Abdala
Maila Thaiane Reis Rocha Siqueira
Márcia Regina Arantes de Oliveira Avelaneda
Marco Aurélio da Silva Lima
Máriam Hanna Daccache
Marta Maria Brandão
Maryângela Martins Cardoso Rodrigues
Murillo Ribeiro Moreira Lima
Muriel Romeiro da Costa e Silva
Mylena Seabra Toschi
Nelson de Abreu Júnior (in memoriam)
Paulo Cely Cirino
Pedro Paulo Tolentino Mendes

registrado em: ,