Câmara celebra centenário do Rotary Club Internacional no Brasil

por Marcos Vieira publicado 23/03/2023 10h36, última modificação 23/03/2023 10h36
Câmara celebra centenário do Rotary Club Internacional no Brasil

(Foto: Ismael Vieira)

Uma sessão solene realizada na noite de quarta-feira (23.mar), no plenário Teotônio Vilela, marcou o centenário do Rotary Club Internacional no Brasil. Foram homenageados os clubes de Anápolis e mulheres que contribuem com projetos sociais desenvolvidos pelo Rotary na cidade.

A solenidade foi conduzida pelo presidente Domingos Paula (PV). A propositura para a homenagem partiu dos vereadores Leandro Ribeiro (PP) e Jakson Charles (PSB). Também prestigiaram o evento os vereadores Eli Rosa (PSC) e Reamilton Espíndola (Republicanos).

“Para nós da Câmara é um prazer fazer esse evento para homenagear essa instituição, que ao longo dos anos cumpre um papel importante na sociedade”, disse Domingos na abertura dos trabalhos. O presidente também ressaltou a iniciativa do Legislativo, em alusão ao 8 de março, homenagear mulheres que fazem parte do Rotary.

“Nessa noite a Câmara celebra o centenário do Rotary Internacional no Brasil, mas também presta homenagem às mulheres rotarianas. É importante ver mulheres no Rotary, porque essa história é recente. A primeira rotariana da América Latina é brasileira”, ressaltou Domingos.

O vereador Leandro Ribeiro disse ser uma honra ver as galerias da Câmara repletas de pessoas importantes no exercício diário de ajudar ao próximo e contribuir com a sociedade. “Que fazem o bem sem olhar a quem”, completou, ressaltando papel do Rotary na pandemia da Covid-19, quando os clubes da cidade procuraram ajudar os mais impactados pela crise na economia.

O vice-presidente Jakson Charles hipotecou apoio incondicional do Legislativo às ações do Rotary e reafirmou seu carinho e respeito por todos os clubes de Anápolis.

Representante do prefeito Roberto Naves (PP), o secretário de Educação, Alex Martins, rotariano, ressaltou a característica dos membros da instituição em não fechar os olhos e arregaçar as mangas para fazer as coisas acontecerem. "Trago também a fala do prefeito, que também não mede esforços para contribuir", discursou.

O governador do Distrito 4530 de Rotary Internacional, Washington Cardoso Alkmim, disse que era uma noite de gratidão. "Fico feliz por estar aqui. Com essa homenagem a gente entende que está no caminho certo. Sejamos úteis na comunidade que estamos inseridos, para melhorar a vida das pessoas, trazer paz, saúde, que é o que o mundo precisa", frisou.

Governador no ano rotário de 1989 a 1990, William Leyser O’Dwyer citou pioneiros do Rotary no Brasil e em Anápolis, como Sócrates Diniz, Eurípedes Junqueira, Ivan Roriz, Vera Mendes, Geraldo Rosa e Moacir Lázaro, entre outros. “Se fossemos voltar os anos, teríamos uma história importante para contar de cada um deles, e também sobre o que levou cada um à vida rotariana”, ressaltou Bill, reafirmando o papel da instituição em programas sociais fundamentais para os brasileiros.

Esposa do governador Washington, Silvanice Santos Moreno Cardoso Alkmim discursou em nome dos homenageados. Ela falou do papel das mulheres no Rotary, da organização feminina no cumprimento de trabalhos que engrandecem a sociedade e da presença feminina nos clubes anapolinos. Uma das homenageadas da noite foi a odontóloga Maria Isabel Fernandez Mosquera Mendes, a Maribel, a primeira rotariana de Anápolis.

O Rotary Club Internacional, que completou 100 anos no Brasil, tem 82 anos em Anápolis. Nos últimos sete anos, a instituição promoveu mais de 700 ações de impacto em comunidades vulneráveis no país, com investimentos de mais de 26 milhões de dólares. São projetos sociais em áreas como combate a doenças, saúde de mães e filhos, água limpa e saneamento, promoção da paz, desenvolvimento econômico, proteção ao meio ambiente e assistência em casos de desastres. Atualmente existem mais de 2,3 mil clubes em todo o Brasil, com mais de 50 mil associados.

Anápolis possui o Dia Municipal do Rotary Club, que nasceu de um projeto aprovado na Câmara, de autoria da então vereadora Professora Geli Sanches. A data é comemorada anualmente no dia 23 de fevereiro, coincidindo com o Dia Nacional do Rotariano (criado em 1980). O Rotary veio pra Anápolis em 1941, sendo o Rotary Club de Anápolis o pioneiro na cidade.

Homenageados:

Casal governador do Distrito 4530 de Rotary Internacional
Washington Cardoso Alkmim
Silvanice Santos Moreno Cardoso Alkmim

Mulheres
Carolina Carvalho Tavares
Nara Núbia Alves da Costa Fonseca
Lorena Baptista Pinheiro Sandre
Karla Fernanda Rodrigues
Adriana Helena Cristina de Deus Alves
Marina Rodrigues Lopes
Leila Elias Caixe
Maria Isabel Fernandez Mosquera Mendes
Márcia Costa
Maria da Glória Fernandes Coelho (Irmã Rita Cecília)

Clubes
ROTARY CLUB ANÁPOLIS
Presidente: William Sabino Rodrigues

ROTARY CLUB DE ANÁPOLIS NORTE
Presidente: Maria Isabel Fernandes (Maribel)

ROTARY CLUB DE ANÁPOLIS OESTE
Presidente: Francisco Cândido Sobrinho

ROTARY CLUB DE ANÁPOLIS LESTE
Presidente: Achiles Mendes Ribeiro

ROTARY CLUB DE ANÁPOLIS NOVAS GERAÇÕES
Presidente: Édson José Teodoro

ROTARY CLUB DE ANÁPOLIS JUNDIAÍ
Presidente: Karla Fernandes Rodrigues

ROTARY CLUB DE ANÁPOLIS DAIA
Presidente: Bruno Braz Sandre

ROTARY CLUB DE ANÁPOLIS JAIARA
Presidente: Rogério Vilela dos Anjos

ROTARACT CLUB DE ANÁPOLIS
Presidente: Lidiane Chiarelotto Gonçalves

registrado em: