Câmara Municipal celebra 70 anos da Vila Fabril, berço da industrialização de Anápolis

por Marcos Vieira publicado 15/10/2021 11h40, última modificação 15/10/2021 11h43
Câmara Municipal celebra 70 anos da Vila Fabril, berço da industrialização de Anápolis

(Foto: Ismael Vieira)

Sessão solene realizada na noite de quinta-feira (15.out), no plenário Teotônio Vilela, comemorou os 70 anos da Vila Fabril, berço da industrialização de Anápolis. A iniciativa para a homenagem, aprovada em plenário, partiu do vereador Lisieux José Borges (PT).

Como disse o empresário Reinaldo Del Fiaco em discurso na tribuna, a Câmara Municipal estava reunindo naquele momento a segunda geração de moradores da Fabril – filhos e filhas daqueles que estiveram no bairro desde a construção das primeiras casas.

Entre esses, também homenageado, Wilmar Carrijo, filho de Vicente Carrijo, proprietário das terras que mais tarde foram transformadas em loteamento. Wilmar segue empreendendo na região, que além da vocação industrial surgida em sua origem, também se tornou local de entretenimento, com diversos pesqueiros.

Lisieux Borges fez um relato detalhado da história da Fabril. O vereador destacou que a história da região começou bem antes, com as fábricas de produtos para a construção civil e a instalação do frigorífico.

“Nessa região nasceu a vocação industrial de Anápolis que marcou a presença do município em grandes empreendimentos como a construção de Goiânia e de Brasília”, disse o vereador.

A fundação da capital goiana, em 1933, fez com que diversas cerâmicas fossem instaladas na Fabril. Lisieux citou alguns estabelecimentos históricos: Cerâmica São João, fundada em meados dos anos 1930, por Jad Salomão, seguida pela Cerâmica São Vicente (1948) de Vicente Carrijo Mendonça, Cerâmica Induspina (por volta de 1935) de Agostinho de Pina, Cerâmica Mioto (1947) de Guarino Mioto, Cerâmica Santa Maria, chamada também de Gboi, (anos 1950), pertencente aos primeiros donos do Frigorífico Goiás.

Esses estabelecimentos seguem fundamentais para a Fabril até hoje. O presidente da Associação das Indústrias Cerâmicas, Sebastião Donizete Ferreira, também homenageado, reforçou a fala do vereador: “quase tudo em termos de industrialização da nossa cidade começou na Vila Fabril”. Ele demonstrou orgulho por representar o setor e por fazer parte da Fabril. “É importante ter alguém como o senhor se lembrando da importância da nossa região”, disse Sebastião, se dirigindo ao vereador Lisieux.

Outro ponto importante na vida da Fabril foi o frigorífico. Lisieux contou que o Frigoiás foi fundado por Jonas Duarte, Plácido de Campos, Vaporier, Mister Léo e Moisés Roriz. Em 1953, João Batista Sobrinho, o Zé Mineiro, adquiriu a empresa. No final da década de 1950 foi passado a Waldyr O’Dwyer; em 1966 João de Deus Guerra arrendou o Frigorífico para a Sunab. Por volta de 1970, Geraldo Moacir Bordon, paulista, dono do Frigorífico Bordon, comprou o Frigoiás. Em 1993 foi comprado pelo Friboi”.

Lisieux também falou da sua ligação pessoal com a Fabril. O vereador tinha tios que moravam no bairro. Ele também falou do Campo do Mago, que abrigava o time local de futebol, era um espaço de lazer para todos e acabou gravado na memória afetiva de muitos moradores.

A sessão solene permitiu que diversos moradores falassem sobre a importância da Fabril e também pontuassem necessidades atuais. O vereador Lisieux frisou que segue atento às demandas e disposto a seguir colocando seu mandato à disposição da região, histórica para Anápolis e importante para uma parcela considerável da população.

Os Correios irão lançar um selo em homenagem aos 70 anos da Vila Fabril. Segundo Lisieux, a Câmara irá utilizá-los nas correspondências oficiais.

Mais história
A Vila Fabril foi lançada em 1951 com o loteamento da Fazenda Mata Amarela, propriedade de Vicente Carrijo Mendonça, também dono da Cerâmica São Vicente. Na época, o loteamento ficava na zona rural. O denominado Conjunto Frigoiás, começou a ser construído na década de 1950 (pela Cia Fabril e Comercial de Goiás, composta pelo Frigorífico Goiás, Cerâmica GBoi e mais três olarias) e foi concluído pelo Frigorífico Bordon, nos anos 1970.

Em 1950 Anápolis, a Fabril ocupou papel de destaque no Estado com o amplo desenvolvimento que experimentou a partir da década de 1930. Com a chegada da Estrada de Ferro, em 1935, tornou-se um entreposto comercial das produções agropecuárias regionais e das manufaturas dos centros produtores nacionais.

Homenageados:

Agnaldo Antonio da Costa
Antonio Marcos de Matos
Benjamin Gonçalves Montalvão
Carlos Eduardo de Souza
Dorédio Gomes Filho
Edilene dos Santos Rangel
Elenir Honório de Oliveira
Ely Gonçalves
Jane Aparecida Ribeiro de Freitas
José Moreira Basílio
José Moreira de Moura
José Ramos
Jovando Reis
Kelly Alvarenga Rodovalho
Luiz Rodrigues Pereira
Márcio Oliveira da Fonseca
Maurício Fidélis
Orlando Rodrigues Filho
Edi Carlos da Silva Diniz
Reinaldo de Castro Del Fiaco
Ricardo Arantes Corrêa
Ricardo Beze Prates
Ronaldo Ramos de Carvalho
Ronan de Castro Del Fiaco
Sebastião Donizete Ferreira
Sérgio Antonio Alves
Silvério de Castro Del Fiaco
Simone Pinto Leite Alves
Tânia Fátima da Costa
Valéria Maria de Souza
Wesley Roberto Leal Silva
Wilmar Carrijo de Mendonça

Clique aqui e veja as fotos da sessão solene em homenagem à Vila Fabril.

registrado em: ,