Câmara celebra 70 anos da Jaiara e outorga Comenda Homero Ferreira da Cunha

por orisvaldo — publicado 21/08/2018 23h20, última modificação 21/08/2018 23h29
Câmara celebra 70 anos da Jaiara e outorga Comenda Homero Ferreira da Cunha

Câmara celebra 70 anos da Jaiara e outorga Comenda Homero Ferreira da Cunha

A Câmara Municipal de Anápolis homenageou, na noite desta terça-feira (21.ago), os setenta anos de fundação da Vila Jaiara, com a outorga da Comenda Vereador Homero Ferreira da Cunha a sete personalidades que colaboraram com o desenvolvimento do bairro e região. Em Sessão Solene realizada no salão nobre do Sesi Jaiara, foram homenageados o presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis, Anastácios Apostolos Dagios; o comerciante e pastor Antônio José Soares; a enfermeira e professora Cleid Pereira Vasconcelos; o empresário Édson Mendes de Oliveira; o ex-operário da Vicunha, Manoel Paulino Cardoso Sôdeli (representado pelo genro, Romualdo José de Paula); a educadora e líder espírita, Rosaly Ribas Viana de Oliveira; e a pedagoga e professora Sandra Torquato Vasconcelos Barra. 

A solenidade foi iniciativa do vereador Américo (PSDB), com respaldo de todos os demais vereadores, e teve a presidência da vereadora Professora Geli (PT). Contou também com a presença dos vereadores Domingos Paula (PV), Mauro Severiano (PSDB), Pastor Elias Ferreira (PSDB), Lélio Alvarenga (PSC), Valdete Fernandes (PDT) e Fernando Paiva (Pode). Além da representante do 28º BPM, capitã Daiane; diretora do Sesi Jaiara, Nara Núbia Alves da Costa Fonseca; o presidente do Conselho de Pastores de Anápolis, Leordino de Carvalho Lopes; o advogado e desportista da Vila Jaiara, Maurício Campos; e o presidente da Associação de Moradores da Jaiara, Vantuir Antônio Cândido. A comenda outorgada leva o nome de Homero Ferreira da Cunha, natural de Araguari, mas que ainda jovem mudou-se para Anápolis. Foi o primeiro vereador da Vila Jaiara. Faleceu em 1992. 

A presidente da Sessão Solene, Professora Geli, falou da honra para o Poder Legislativo reconhecer a importância da Vila Jaiara para o progresso de Anápolis sob vários aspectos, “o bairro representa um polo econômico e social estratégico para o desenvolvimento do município”. Américo destacou a pessoa de Homero Ferreira da Cunha, símbolo como comerciante, político e promotor social da Vila Jaiara. Lélio Alvarenga ressaltou que o bairro representa uma cidade dentro de Anápolis. Pastor Elias Ferreira falou dos personagens valorosos que surgiram na Vila Jaiara. Domingos Paula lembrou que a celebração do Dia da Jaiara e a criação da Comenda Homero Ferreira da Cunha aconteceram por iniciativa do ex-vereador Sírio Miguel, em 2009. Mauro Severiano disse que a Vila Jaiara representa a história viva de Anápolis. Ao final, a professora Sandra Torquato Vasconcelos Barra falou em nome dos demais homenageados.

CURRÍCULOS DOS HOMENAGEADOS

 

ANASTACIOS APOSTOLOS DAGIOS (Empresário)

Natural de Brasília (DF). Radicado em Anápolis desde 1984. Casado, pai de seis filhos. Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade de Mackenzie, em 1983; em Engenharia de Segurança no Trabalho pela Universidade Federal de Goiás, em 1991. Sócio-proprietário do Grupo Etenco. Vice-presidente do Conselho de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de Goiás. Presidente do Sindicato da Indústria da Construção de Anápolis (Sinduscom), e presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia).

 

ANTÔNIO JOSÉ SOARES (Comerciante e Pastor Evangélico)

Nasceu 6 de outubro de 1947, em Prata, em Minas Gerais. Casado com dona Célia Regina, com que teve três filhos: Antônio José, Poliana e Ricardo. É pastor evangélico e comerciante. Mudou-se para Anápolis com seus pais em 1962. Primeiro moraram no Maracanãzinho. Em julho de 1977 mudaram-se para a Vila Jaiara. Comprou uma área e construiu uma padaria. Após dois anos inaugurou o Supermercado e Panificadora Kaçula, empresa que gerou vários empregos e colaborou no progresso econômico da Vila Jaiara. Foi um dos articulares por melhorias de infraestrutura para o bairro. Adquiriu outros terrenos, formou um complexo comercial. Em uma de suas salas em 1988 se instalou a agência do BEG, além de consultórios odontológicos, lojas de calçados e roupas.

 

CLEID PEREIRA VASCONCELOS (Enfermeira e professora de enfermagem)

Nasceu em 4 de março de 1975. É moradora da Vila Jaiara há 30 anos. Casada com Hélio Borges, tem duas filhas, de 15 e 17 anos. Formou-se como técnica em enfermagem pela Escola Florence Nightingale, em 1994. Formou-se Enfermeira pela Faculdade Anhanguera, e tem pós-graduação em Urgência e Emergência. Professora em técnicas básicas na Escola de Enfermagem Florence Nightingale; técnica em enfermagem no Hospital Evangélico Goiano, Hospital de Urgências de Anápolis Dr Henrique Santillo e Santa Casa de Misericórdia; enfermeira em uma creche situada no Distrito Agroindustrial de Anápolis; e concursada pelo Governo do Distrito Federal desde 2013.

 

ÉDSON MENDES DE OLIVEIRA (Empresário)

Natural de Campinorte (GO), 54 anos. Casado com Reizeli Souza Silva Mendes. Pai de 3 filhos: Helion Sérgio, Herbert e Rayane, e avô de 6 netos. Mudou-se para Anápolis em 16 de julho de 1982, fixando residência na Vila Jaiara. Neste bairro viu os filhos crescerem e seus netos nascerem. Trabalhou vários anos na Base Aérea de Anápolis, assim que chegou à cidade. Atualmente é empresário da área de marcenaria, com foco para fabricação de móveis para igrejas. Emprega mais de 20 pessoas.

 

MANOEL PAULINO CARDOSO SÔDELI (Operário da Vicunha)

Natural de Minas Gerais. Mudou-se para Anápolis em 5 de setembro de 1967. Escolheu a Vila Jaiara para Morar e educar seus filhos. Casado, pai de três filhos: Doris, Douglas e Dallas. Tem 8 netos e uma Bisneta. Trabalhou na indústria têxtil por 4 anos e 2 meses, e no Grupo Vicunha por 21 anos e 2 meses. Foi amigo do vereador Homero Ferreira da Cunha e sua esposa Maria Amélia. Segundo ele, Homero era muito respeitado e conhecido no mundo político. Esteve presente quando Maria Amélia faleceu em 1989, e Homero, em 1992.

 

ROSALY RIBAS VIANA DE OLIVEIRA (Educadora e líder Espírita)

Nasceu em 8 de março de 1948, em Ipameri (GO). Veio para Anápolis aos 8 anos de idade. Estudou nos colégios Brasil Central e Estadual José Ludovico de Almeida. Em 1966, freqüentando o Centro Espírita Vicente de Paulo, conheceu Adão de Oliveira, com quem se casou meses depois. Teve seis filhos: Sudário Augusto, Adão Adriano, Rinaldo Ribas, André Luiz, Roselina Ribas e Rosely Ribas. Esposa dedicada e mãe exemplar. Depois de 25 anos sem estudar, realizou o sonho de concluir o Magistério no Colégio Polivalente Frei João Batista Vogel. Atua em obras filantrópicas. Foi presidente das Legionárias do Bem, no Centro Espírita Bezerra de Menezes. Foi a primeira mulher a assumir a presidência do Centro Espírita Alan Kardec.

 

SANDRA TORQUATO VASCONCELOS BARRA (Pedagoga e professora)

Casada com Sebastião da Silva Barra. Três filhos: Laís, Larissa e Lucas. Licenciatura Plena em Pedagogia pela UniEvangélica, em 1986; Pós graduação Latu Senso e Métodos e Técnicas de Ensino, pela AssociaÇão Salgado Oliveira, em 1991; e Especialização em Educação: Gestão Escolar, pela Universidade Federal de Goiás, em 1999. Foi professora do Ensino Fundamental na Escolinha Chapeuzinho Vermelho e na Secretaria Estadual de Educação; diretora da Escola Estadual Jad Salomão, Colégio São Francisco; coordenadora pedagógica no Instituto Nossa Senhora do Carmo, Colégio São Francisco, Secretaria Estadual de Educação e Sesi da Vila Jaiara; secretária geral no Colégio Estadual Padre Trindade; professora do EJA no Colégio Estadual Jad Salomão; e, desde 2017 aos dias atuais, supervisora educacional do Sesi da Vila Jaiara.

  

CURRÍCULO DO VEREADOR HOMERO FERREIRA DA CUNHA

Nasceu em 1º de março de 1915, em Araguari (MG), onde trabalhava como comerciante. Ainda jovem mudou-se para Anápolis, morou primeiramente no imóvel localizado na esquina das ruas Rui Barbosa e 14 de Julho. Tinha um comércio de secos e molhados. Constituiu família. Casou-se com dona Maria Amélia da Cunha, que morava na Vila Fabril. Era da família dos Carrijo Mendonça. O casal teve quatro filhos: três de sangue - Valter, Wilson, Wanderley; e uma, fruto de adoção, Yara, já falecida.Ao todo são sete netos e oito bisnetos.

Homero também foi farmacêutico prático.  Em 1950 trocou sua propriedade no centro da cidade, por outra na Avenida Fernando Costa, número 170, na Vila Jaiara, na condição de um dos primeiros moradores do bairro recém-criado. Ali também trabalhou com o comércio de secos e molhados. Ao longo de 42 anos, além de comerciante, era voltado às atividades sociais. Sua respeitabilidade e popularidade o fizeram vereador por dois mandatos, na década de 1950. Foi o primeiro vereador a representar a Vila Jaiara na Câmara Municipal.

Dona Maria Amélia faleceu em 1989, aos 69 anos. Um profundo desgosto para seu Homero, que adoeceu logo depois. Aposentado, fechou o comércio. Veio a falecer três anos depois, em 1992, aos 77 anos de idade.

registrado em: