Câmara celebra 45 anos da TV Anhanguera Anápolis com homenagem aos pioneiros da TV Tocantins
A Câmara Municipal realizou sessão solene, na manhã dessa quarta-feira (1º.out), para homenagear os 45 anos da TV Anhanguera Anápolis, emissora fundada com o nome de TV Tocantins em 1980, o primeiro canal oficial de televisão da cidade.
A homenagem foi proposta pela presidente Andreia Rezende (Avante) e a vereadora Capitã Elizete (PRD). O evento também foi prestigiado pelos vereadores Wederson Lopes (UB) e Alex Martins (PP).
“É uma emissora que ajuda a contar a história da nossa cidade e que tem a marca da credibilidade. Quando a Câmara faz uma homenagem, representa um reconhecimento dos 420 mil anapolinos através dos vereadores, que são os representantes do povo”, disse Andreia Rezende.
Os vereadores Wederson e Alex destacaram em seus discursos o alcance da emissora, contando passagens de suas trajetórias públicas em que a TV Anhanguera foi fundamental para propagar notícias de interesse da comunidade.
Já a vereadora Capitã Elizete contou um pouco da história da precursora TV Tocantins e destacou a importância de o Legislativo reunir pioneiros na implantação da televisão em Anápolis para uma homenagem. “Eu me sinto honrada em recebê-los aqui para essa celebração”, completou.
Atual gerente administrativa da TV Anhanguera Anápolis, Daiane Fernandes Rodrigues estendeu a homenagem a todos os colaboradores e telespectadores da emissora e fez uma menção ao repórter cinematográfico Divino Costa, morto aos 61 anos de idade, em agosto desse ano. “Reafirmamos o compromisso de seguir levando informação com transparência e responsabilidade ao anapolino”, disse.
Cinco profissionais pioneiros na implantação da TV Tocantins em Anápolis foram homenageados na sessão solene da Câmara.
“Eu fiquei muito lisonjeado e muito agradecido por essa homenagem. Realmente são 45 anos que parecem que foi ontem. Nós viemos aqui, veio o senhor Jaime Câmara, que era o presidente fundador da empresa, para olhar a área, fazer a construção e depois a implantação do parque técnico, com equipamentos, câmeras e videotapes, mesa de corte... Eu vim para coordenar e treinar o pessoal e montar uma equipe para por a TV no ar. Para mim foi um grande aprendizado, uma grande experiência”.
Divino César Marinari (primeiro diretor administrativo)
“Quando instalaram a TV Tocantins, me convidaram para ser o diretor Comercial, mas eu já ocupava essa função na sucursal de O Popular em Anápolis, que funcionava na Avenida Goiás. Então eu já tinha uma ligação, já era funcionário da Organização Jaime Câmara. É muito bom ter estado lá e melhor ainda estar aqui, porque eu tinha 35 anos na época, agora já passei dos 80. Evoluiu muito a TV, a qualidade de imagem e tudo”.
Castro Alves Ribeiro (primeiro diretor comercial)
“Passadas quatro décadas e meia, na época foi um grande desafio. Anápolis não tinha conhecimento tecnológico e nem editorial sobre televisão, pois tínhamos aqui apenas algumas repetidoras. A implantação da TV foi um divisor de águas. A história da comunicação em Anápolis se divide, justiça seja feita, entre o antes e o depois da TV Tocantins, que foi, realmente, com toda certeza, uma das maiores conquistas da comunicação de Anápolis nos últimos tempos”.
Nilton Pereira (primeiro coordenador de jornalismo)
“A satisfação é muito grande, porque eu fui o primeiro apresentador do Jornal Tocantins, depois do Jornal das 7, depois foi mudando. Trabalhei apresentando o principal jornal da televisão, desde o início, durante 14 anos, quando me aposentei. Foi um grande prazer. Fazer parte dessa história é muito importante para mim. A TV Tocantins, hoje Anhanguera, faz parte da minha vida”.
Rivaldo Rodrigues (primeiro apresentador do telejornal da emissora)
“Comecei em 1980, antes mesmo da inauguração da TV Tocantins. Eu fui contratado na época para fazer locução de cabine, locução de off e, a partir daí, a minha vida se confunde com a história da televisão. Eu pude ao longo de 20 anos estar na bancada da apresentação do jornal e testemunhando o crescimento da cidade, o crescimento da nossa região. Isso foi maravilhoso”.
Roger Pires (apresentador pioneiro da emissora)