Câmara assina contrato com instituto que vai realizar o concurso público do legislativo

por Orisvaldo Pires publicado 31/03/2023 11h03, última modificação 31/03/2023 11h03
Câmara assina contrato com instituto que vai realizar o concurso público do legislativo

Câmara assina contrato com instituto que vai realizar o concurso público do legislativo

O presidente da Câmara Municipal de Anápolis, vereador Domingos Paula (PV) assinou, na manhã desta sexta-feira (31.mar), o contrato com o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (Idib) para a realização do concurso público 2023 do Poder Legislativo.

O contrato foi assinado também pelo procurador geral da Câmara, Maurílio Alvim. Segundo ele, a partir de agora, o processo de realização do concurso será acompanhado por uma comissão, formada pelo diretor legislativo, Carlos Alberto Lima; a o analista administrativo, Renato Franklin Cavalcanti Martins Medeiros; e as servidoras efetivas Maria Gracinet Lima Assunção e Vanderli Rosa Campos Guimarães.

O ato também foi acompanhado pelos vereadores Cleide Hilário (Republicanos), Cabo Fred Caixeta (Avante), Jean Carlos (União) e José Fernandes (MDB). Também o vereador licenciado e secretário de Educação, Alex Martins, e a equipe do setor de Licitações do Legislativo.

O Idib tem sede em Brasília, com expertise na realização de concursos para ministérios do governo federal, prefeituras, câmaras e conselhos regionais de classe, entre outros. A Câmara de Anápolis não terá custos com a realização do concurso. Todo o processo será pago através do valor arrecadado com as inscrições dos candidatos.

Domingos Paula informou que o concurso prevê a contratação imediata de 15 profissionais, de formação superior e ensino médio, além da formação de um cadastro de reserva. A médio prazo, disse o presidente, outros 11 aprovados podem ser chamados, totalizando 26 contratações,  

A reunião inicial com o Idib, disse Maurílio Alvim, deve acontecer até cinco dias após publicação do extrato do contrato no Diário Oficial do Município. Após esse prazo, são 30 dias para elaboração e aprovação do edital e mais cinco dias para providenciar a publicação do edital em todos os meios oficiais, sites, jornais de grande circulação e outros. A partir da publicação do edital, são mais 60 dias para a aplicação das provas (objetiva e discursiva).

O procurador informou que o concurso vai oferecer 12 vagas imediatas para ensino superior e 3 vagas para ensino médio. Ensino superior: Analista Administrativo – Administração (1 + cadastro de reserva) Analista Administrativo – Analista de Sistemas (1 + cadastro de reserva) Analista Administrativo – Arquivologia (1 + cadastro de reserva) Analista Administrativo – Comunicação Social (1 + cadastro de reserva) Analista Administrativo – Direito (2 + cadastro de reserva) Analista Administrativo – Enfermeiro do Trabalho (1 + cadastro de reserva) Analista Administrativo – Letras (1 + cadastro de reserva) Analista Administrativo – Pedagogia (1 + cadastro de reserva) Analista Administrativo – Psicologia Organizacional (1 + cadastro de reserva) Analista Administrativo – Relações Públicas (1 + cadastro de reserva) Analista Administrativo – Web Designer (1 + cadastro de reserva). As vagas oferecidas em nível de ensino médio: Assistente Administrativo (2 + cadastro de reserva) Assistente Administrativo Técnico de Informática (1 + Cadastro de Reserva) 4.

Quando ao cadastro de reserva, o concurso irá criar cadastro de reserva, sem abertura imediata de vagas, para algumas áreas, permitindo que os aprovados sejam chamados à medida que a Câmara tenha necessidades em seu quadro de pessoal. No âmbito do ensino superior: Analista Administrativo – Ciências Contábeis (cadastro de reserva) Analista Administrativo – Economia (cadastro de reserva) Analista de Controle Interno (cadastro de reserva). E do ensino médio: Assistente de Controle Interno (cadastro de reserva) 5. Valores das inscrições: Ensino Médio: R$ 78,00 Ensino Superior: R$ 98,00.

Os vereadores presentes destacaram, de maneira geral, a relevância de permitir o acesso de profissionais ao serviço público por meio do concurso, a transparência com que o processo é realizado e que o momento é considerado histórico para a Câmara de Anápolis. Domingos Paula lembrou que a realização do concurso não tem qualquer ônus financeiro para a Câmara e que todo o processo é realizado de acordo com as orientações dos órgãos fiscalizadores, como o Ministério Público e o Tribunal de Contas dos Municípios.

(Foto – Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)

registrado em: