Câmara aprova, por unanimidade, projeto que obriga instalação de nobreaks em semáforos
A Câmara Municipal de Anápolis aprovou, por unanimidade dos presentes, em segunda votação, na sessão ordinária desta quarta-feira (8.out), o PLO 46/2025, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de nobreaks nos semáforos município.
A proposta é de autoria do vereador Alex Martins (PP) e aponta que a instalação será feita de forma gradual, iniciando nas principais avenidas e vias de maior circulação.
Em sua justificativa, o vereador destacou que a segurança no trânsito e a manutenção da ordem pública são responsabilidades que devem ser continuamente aprimoradas, principalmente em um município como Anápolis, que vem crescendo tanto em população quanto em infraestrutura.
“A interrupção de semáforos devido à falta de energia elétrica representa um risco significativo para motoristas, pedestres e ciclistas, uma vez que o controle do tráfego fica comprometido, aumentando as chances de acidentes e desorganização do fluxo de veículos”, justificou.
Segundo ele, o uso de nobreaks é uma solução técnica viável para garantir o funcionamento contínuo dos semáforos, mesmo em situações de queda de energia. “Este projeto visa minimizar os impactos negativos da falta de energia elétrica, proporcionando um trânsito mais seguro e eficiente”.
Já o líder do governo, Jean Carlos (PL) destacou que os nobreaks podem garantir que, em situações de queda de energia, não se coloque em risco a segurança de tráfego e questões semafóricas. O vereador apresentou quatro emendas ao PLO aprovado, que ele definiu como “apenas para aperfeiçoar e garantir a aprovação, que vem a contribuir e corroborar com esse trabalho de modernização dos equipamentos semafóricos”.