Câmara aprova “Hiperdia” para distribuição gratuita de aparelhos de medição de pressão arterial

por Wellington Borges — publicado 18/06/2025 12h16, última modificação 18/06/2025 12h16
Câmara aprova “Hiperdia” para distribuição gratuita de aparelhos de medição de pressão arterial

Proposta foi apresentada por Andreia Rezende, que viabilizou emenda para execução (Foto: Allyne Laís)

A Câmara Municipal de Anápolis aprovou nesta quarta-feira (18.jun), em 2ª votação, por unanimidade, o PLO 159/2025, que dispõe sobre a criação do “Hierpedia”. O programa, proposto pela presidente da Casa, Andreia Rezende (Avante), visa a distribuição gratuita de aparelhos digitais de medição de pressão arterial de pulso para pacientes hipertensos em situação de vulnerabilidade econômica.

“A hipertensão é o segundo maior problema de saúde que temos em Anápolis depois da diabetes”, pontuou Andreia. “Muitas pessoas não tem condição de comprar o equipamento, e a ida ao postinho ou farmácia, acaba alterando a pressão arterial, por isso, a importância de ter o equipamento”, destacou.

Andreia ainda destacou que, em parceria com o deputado estadual Amilton Filho (MDB), vai destinar recursos de emendas parlamentares para viabilização do projeto. A vereadora destinou R$ 100 mil das emendas já apresentadas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para aplicação no programa.

Em sua justificativa, a parlamentar ainda destacou que a hipertensão pode levar a sérias consequências para o coração, rins e cérebro. "O controle dos níveis tensionais e a correta administração do arsenal terapêutico são essenciais para evitar que uma pessoa com pressão alta evolua para esses casos graves".

O projeto segue agora para sanção do Executivo.

registrado em: