Câmara apoia programa ‘Agosto Dourado’ que orienta mães sobre a importância do aleitamento e doação de leite

por Orisvaldo Pires publicado 26/08/2021 16h38, última modificação 26/08/2021 16h38
Câmara apoia programa ‘Agosto Dourado’ que orienta mães sobre a importância do aleitamento e doação de leite

Câmara apoia programa ‘Agosto Dourado’ que orienta mães sobre a importância do aleitamento e doação de leite

Um grupo de aproximadamente 100 mulheres, reunido na Unidade Básica de Saúde do Jardim Guanabara, ouviu palestras e orientações na manhã desta quinta-feira (26.ago), sobre incentivo ao aleitamento materno e à doação de leite, como parte do programa denominado ‘Agosto Dourado’, promovido pelo Banco de Leite Elaine Miriam de Oliveira, da Secretaria Municipal da Saúde. A Câmara de Anápolis foi representada pelo vice-presidente, vereador Domingos Paula (PV), e o vereador Reamilton Espíndola (Republicanos), morador da região.

A cor ‘dourado’ foi escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e simboliza o ‘padrão ouro’ de qualidade do leite materno, assim como a luta pela amamentação em várias partes do mundo. O tema escolhido para a campanha deste ano é ‘Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos’. “Orientações como essas, além de reafirmar às mães a importância de amamentar, também ajuda a salvar vidas. O leite excedente, quando doado, abastece o banco de leite e socorre recém-nascidos nas UTIs”, ressaltou Domingos Paula.

As mães que participaram das palestras se serviram de um café-da-manhã reforçado. A coordenação da programação é da supervisora do Programa Saúde da Mulher, Lorena Diogo Silva. Segundo ela, por meio das palestras é possível perceber se a gestante está fazendo pré-natal, se a mãe já teve bebê o está amamentando de forma satisfatória, “a gente consegue a aproximação com a população, oferece orientação à saúde e ainda proporciona esse momento de roda de conversa onde as mães podem fazer troca de experiências”.

A UBS do Jardim Guanabara tem como gestor Cláudio Henrique Costa, um entusiasta do ciclo de palestras. O vereador Reamilton Espíndola falou da importância do Banco de Leite de Anápolis. Segundo ele, as palestras e a interação com as profissionais de saúde ajudam as mães. Disse também que o programa alcança mães que não têm condições de amamentar e que utilizam-se do produto disponibilizado pelo Banco de Leite. Ou mesmo aquelas que tem leite excedente e que são orientadas a fazer a doação.  

A cabeleireira Ana Flávia da Silva, de 20 anos, moradora do bairro Aldeia dos Sonhos, tem dois filhos e está grávida de 31 semanas do terceiro filho. Segundo ela amamentar seus filhos com leite materno colabora para que sejam saudáveis. “É um prazer amamentar meus filhos. Percebo que adoecem menos pelo fato de terem sido amamentados. São mais fortes, demoram a gripar. É como se fosse uma vacina”, concluiu. 

IMPORTÂNCIA
O aleitamento materno é a melhor fonte de nutrição infantil, sendo capaz de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. Protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Além disso, reduz o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta.

O Ministério da Saúde recomenda que as crianças sejam amamentadas até os dois anos ou mais e de forma exclusiva até o sexto mês de vida. Segundo a OMS e Unicef, cerca de seis milhões de vidas são salvas a cada ano com o aumento das taxas de amamentação exclusiva dos bebês. 

BANCO DE LEITE
O Banco de Leite Elaine Miriam de Oliveira ganhou sede própria em dezembro de 2019, à Avenida Cachoeira Dourada, s/n, Praça Martins, Vila São Joaquim. Assiste gestantes, mulheres pós-parto e em fase de amamentação, além de crianças. Sua equipe multidisciplinar é composta por especialistas em psicologia, odontologia, nutrição e fonoaudiologia.

A responsável pelo Banco de Leite é Nathalia Soares. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. E oferece serviço de coleta domiciliar. Atende pelos telefones: (62) 3902-1722 e 0800 646 3223. Para ampliar o atendimento, também foi inaugurado um posto de coleta na Maternidade Dr. Adalberto Pereira da Silva, à Rua Firmo de Velasco, nº 1394, Centro.