Cabo Fred Caixeta fala sobre projeto que diferencia gasolina formulada e refinada

por Marcos Vieira publicado 04/09/2023 11h30, última modificação 04/09/2023 12h24
Cabo Fred Caixeta fala sobre projeto que diferencia gasolina formulada e refinada

Vereador Cabo Fred Caixeta, do Avante (Foto: Ismael Vieira)

Em discurso na tribuna, na sessão desta segunda-feira (4.set), o vereador Cabo Fred Caixeta (Avante) explicou projeto de lei de sua autoria, que dispõe sobre a obrigatoriedade de os postos de combustíveis a informar ao consumidor se a gasolina comercializada é formulada ou refinada.

O vereador explicou que a gasolina formulada é diferente da refinada. Enquanto a primeira é feita da destilação do petróleo, a segunda é uma formulação química. Com isso, ela tem menor poder de queima, rendendo de 10% a 15% a menos na autonomia do veículo.

“Essa gasolina não é adulterada. Ela é regulamentada e obedece as normas técnicas, porém por ser uma gasolina que tem menor queima, ou seja, tem menor potencialidade, de 10% a 15% a menos”, explicou Caixeta.

Segundo o vereador, por isso que o consumidor abastece o carro e por rodar menos, acredita que seu carro está consumindo mais. “Caldas Novas já aprovou essa lei. Paraná e São Paulo também”, ressaltou.

A preocupação do vereador é que a gasolina formulada, que deve ser mais barata, esteja sendo vendida pelo mesmo preço da refinada. “É preciso ter preços diferenciados, com informação clara ao consumidor, para que ele possa ter o direito de escolha”, explicou Caixeta.

registrado em: ,