Cabo Fred Caixeta defende o retorno seguro em Anápolis das escolas de natação

por marcos — publicado 22/02/2021 17h30, última modificação 22/02/2021 17h31
Cabo Fred Caixeta defende o retorno seguro em Anápolis das escolas de natação

Reunião com representantes de atividades aquáticas (Foto: Marcos Vieira)

Professores de natação, hidroginástica e outras atividades aquáticas, que são representantes de escolas e academias de Anápolis, estiveram na tarde desta segunda-feira (22.fev) com o vereador Cabo Fred Caixeta (Avante), pedindo apoio para que essas atividades sejam liberadas pela Vigilância Sanitária, já que segundo eles não representam riscos para a disseminação da Covid-19.

Caixeta se comprometeu a estar com o prefeito Roberto Naves (PP) e apresentar a demanda da classe. Segundo ele, inicialmente é preciso saber do Executivo o porquê de as atividades aquáticas terem sido suspensas, pois existem estudos que demonstram que elas são seguras quando professores, alunos e atletas seguem protocolos sanitários específicos.

Anápolis entrou na matriz de risco moderada no que diz respeito à pandemia do coronavírus, modificando o funcionamento de diversas atividades e setores econômicos. Natação, hidroginástica e similares foram suspensos.

Os profissionais presentes na reunião com o vereador afirmaram que o cloro utilizado na água das piscinas elimina o coronavírus. Segundo eles, trata-se de um ambiente seguro, não menos arriscado, quando não se segue protocolos, do que o transporte coletivo e mesmo escolas.

Os educadores físicos disseram que a proibição das aulas de natação ocorre apenas em Anápolis entre as cidades de grande porte de Goiás. Todos defenderam uma fiscalização rígida, mas que a atividade seja permitida.

Outro ponto levantado é que a atividade aquática é importante também para a recuperação do pós-Covid-19, cumprindo um papel primordial na vida de quem teve a doença.

O educador físico Dênis Diniz, professor da Unievangélica e membro do Conselho Regional de Educação Física (Cref), disse ao vereador Fred Caixeta que docentes da instituição de ensino superior têm interesse em colaborar com a Vigilância Sanitária, elaborando um protocolo que garanta a devida segurança aos praticantes de atividades aquáticas.

Entre os presentes na reunião, estavam representantes da Academia Sérgio Borges, Newfit, Nada Melhor, Centro de Recreação Esportivo do Cerrado (Crescer), Escola de Natação e Hidroginástica do Tio Abel e Academia Delano’s Dojô.

registrado em: ,