Bispo Dom João Wilk fala na Câmara sobre Campanha da Fraternidade: “tenhamos a mentalidade de preservar e cuidar do meio ambiente”
O bispo da Diocese de Anápolis, Dom João Wilk, esteve na Câmara de Anápolis, na sessão desta segunda-feira (17.mar), falando durante a sessão ordinária sobre a Campanha da Fraternidade 2025, cujo tema é “Fraternidade e Ecologia Integral”. O líder na cidade da Igreja Católica foi convidado para estar no Legislativo pela presidente Andreia Rezende (Avante).
Wilk citou o lema da CF 2025, “Deus viu que tudo era muito bom”, para frisar que a visão é que a criação é exclusividade de Deus e é impossível separa-la Dele. “Mas o homem destrói obras de Deus”, explicou o bispo, se referindo ao meio ambiente.
“E [com essa destruição] essa ligação entre Deus e criação se rompe. A conversão para a ecologia integral é lembrar quem somos nós e colocar as coisas no seu devido lugar”, disse o líder religioso.
Dom João Wilk convidou a todos a olhar para a própria casa, se as plantas são vivas ou artificiais. Ele também chamou o cidadão para refletir sobre as condições das calçadas, por exemplo. “Estou dizendo isso porque a mim pessoalmente toca muito que Anápolis poderia ser mais bonita e eu me refiro a esse cuidado com o meio ambiente”, destacou.
O bispo também falou da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP 2025, que acontece em Belém, no Pará. “Será discutida a preservação da Amazônia, que é a metade do nosso território e nos fornece água, mas está sendo sempre desmatada e destruída. E como dizem especialistas, daqui a anos ela pode se tornar um deserto”, alertou.
Wilk finalizou lembrando que seja a própria casa ou o ecossistema como um todo, é preciso que todos tenham a consciência quanto à preservação. E a Campanha da Fraternidade pode ser esse ponto de partida para, afirmou o bispo, “tenhamos a mentalidade de preservar e cuidar”.