Autor da lei, Jean Carlos destaca criação do certificado que homenageia Dirceu Alves no atletismo
O vereador Jean Carlos (PL) é autor da lei, promulgada recentemente, que cria o Certificado de Reconhecimento “Dirceu Alves”, iniciativa que valoriza o atletismo anapolino e homenageia personalidades e instituições que fortalecem a modalidade e levam o nome de Anápolis para o estado, o Brasil e o mundo.
A legislação estabelece que a homenagem será realizada anualmente no mês de aniversário de Dirceu Alves, com a entrega do certificado em setembro, passando a integrar oficialmente o calendário esportivo do município.
A proposta foi construída em parceria com o secretário municipal de Esportes, Divino Antônio, o diretor e professor Marcos Bonfim, e o presidente da Federação Goiana de Atletismo, Genivaldo Caixeta, reforçando a união entre o Poder Legislativo, o Executivo e as entidades esportivas.
Durante a premiação dos Melhores do Ano do Circuito Anapolino de Corrida de Rua 2025, o vereador Jean Carlos destacou a importância da nova lei e o legado deixado por Dirceu Alves. “Pioneiro da modalidade, um ícone do atletismo e que merece essa homenagem”, afirmou o parlamentar.
O secretário de Esportes, Divino Antônio, também ressaltou a relevância histórica e humana de Dirceu Alves para o esporte anapolino. “Ele era um elo de respeito, não só no atletismo, mas para todas as modalidades esportivas”, destacou.
Representando a família, Flávio, filho do saudoso homenageado, agradeceu o reconhecimento prestado ao pai. “Ele ia ficar muito feliz porque ele amava o esporte, só quero agradecer a todos vocês”, declarou.
Legado
O saudoso Dirceu Alves da Silva foi um dos idealizadores e principais incentivadores do Circuito Anapolino de Corrida de Rua, integrando por mais de uma década o calendário cultural e esportivo do município.
Reconhecido em Anápolis por sua marcante trajetória esportiva e influência social, transformou sua luta pessoal contra o tabagismo em um exemplo de superação, tornando-se fonte de inspiração para diversas gerações.
Iniciado no atletismo aos 38 anos, em 1985, Dirceu Alves participou de cerca de 1.200 competições ao longo de quatro décadas, conquistando mais de 650 medalhas e aproximadamente 400 troféus, com destaque em provas de nível nacional e internacional, entre elas a Maratona de Nova York, em 1988.
Em Anápolis, deixou seu maior legado ao contribuir para a fundação do CORA – Corredores de Rua de Anápolis e ao incentivar jovens atletas, atuando como professor de Educação Física e referência no esporte local.
Gabinete Jean Carlos
Conteúdo de responsabilidade do vereador e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Câmara Municipal de Anápolis.