Audiência pública tem apresentação de Plano de Macrodrenagem de Anápolis

por Marcos Vieira publicado 19/03/2024 15h01, última modificação 19/03/2024 15h01
Audiência pública tem apresentação de Plano de Macrodrenagem de Anápolis

(Foto: Guto Neves)

Uma audiência pública, realizada na noite de segunda-feira (18.mar), no plenário Teotônio Vilela, apresentou à população, autoridades e representantes de entidades o Plano de Macrodrenagem de Anápolis, elaborado por uma consultoria contratada pelo Poder Executivo e que tem o objetivo de mitigar as enchentes na cidade.

A proposta para o debate foi de iniciativa do vereador Wederson Lopes (União Brasil). A apresentação do plano foi feita por Antônio El Zayek, da Biodesign Consultoria e Projetos Ambientais, que informou que Soluções Baseadas na Natureza (SbN) serão implantadas para mudar a realidade na cidade.

“É uma proposta para a gente parar de empurrar a água para a baixada, onde ela está dando problema, e criando as enchentes. Recuperar o que a natureza fazia, que é fazer a percolação da água, desde o alto, criando resiliência no sentido de tornar a cidade melhor. Uma cidade mais verde, com segurança hídrica, sem enchente e que seja rica ambientalmente”, disse El Zayek.

O vereador Wederson Lopes classificou o evento como positivo, alcançando os resultados esperados. “Os presentes conheceram esse plano que foi contratado pela prefeitura, pelo prefeito Roberto Naves. O programa apresentado foi elogiado pela população quando tomou conhecimento aqui”.

“Agora é partir para a próxima etapa, que é a execução. Deixando claro que essa gestão está sendo finalizada, ela não consegue executar todo esse plano, mas ela já deixou o plano contratado, pronto, para que ela já comece a executar e a próxima continue. Estamos felizes pelo resultado e que a prática venha para o bem das famílias, principalmente aquelas afetadas pelos alagamentos”, completou Wederson.

O presidente da Frente Parlamentar de Acompanhamento às Medidas Preventivas às Enchentes em Anápolis, vereador Jean Carlos (União Brasil), disse que foi uma apresentação importante de um estudo que foi realizado por um profissional expert, com capacidade reconhecida.

“Obviamente é um diagnóstico, mas nós queremos que haja um cronograma estabelecido, com prazos e metas, para que possamos dar realmente uma resposta concreta à população. Obviamente esse é o primeiro passo importante. Já houve aqui uma proposta, na última sexta-feira, em sessão extraordinária, para a implantação de uma bacia de contenção oriunda do próprio estudo. Então estamos avançando”, ressaltou Jean.

O vereador Alex Martins (PP) destacou a presença de diferentes setores da sociedade na audiência, inclusive com a população tendo espaço para apontar suas dores e dificuldades. “É uma cidade que não foi planejada, mas que precisa criar mecanismos claros, exitosos, para a solução do problema, que é grave”, comentou.

Para o vereador Lisieux José Borges (PT), o Plano de Macrodrenagem precisa ser um projeto da cidade, e não um projeto de governo. “Tem que se tornar lei para que se cumpra tudo que foi falado aqui”.

Lisieux ressaltou que é um plano diferenciado, que acredita muito em usar a natureza a favor da cidade, e isso é bom, é uma situação viável. “Mas isso precisa ser colocado em prática e é o que nós esperamos com a força desse governo que está, já no limiar, que se torne lei e entre para os próximos anos”.

A secretária de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Flávia Ribeiro, disse que as inundações não são problemas de agora, mas se houver o planejamento correto, baseado no plano contratado pelo Executivo, é possível sim que se alcance resultados no futuro. “São mudanças de paradigmas, de conceitos, que tem tudo para resolver o problema de Anápolis para os próximos anos”.