Audiência Pública marca encerramento da Campanha Janeiro Branco

por Geovana de Bortole publicado 01/02/2023 10h55, última modificação 01/02/2023 12h06
Audiência Pública marca encerramento da Campanha Janeiro Branco

Foto: Guto Neves

A Câmara Municipal de Anápolis realizou na noite de terça-feira (31.jan), uma palestra interativa de dois profissionais que atuam diretamente no campo da Saúde Mental. Esta atividade, proposta pelo vereador Reamilton Espíndola (Republicanos), marcou o encerramento da Campanha Janeiro Branco, que ao longo do mês promoveu reflexões e debates sobre os cuidados com a saúde mental da população.

As palestras foram ministradas pelo gerente de Saúde Mental no município, Marco Aurélio Lima, e o Psicólogo Clínico e especialista em Comportamento Humano, Saúde Mental, Dependência Química e Álcool, Sidney Gomes.

Reamilton Espíndola é autor da lei nº 4.233, de 1º de novembro de 2022, que instituiu a Campanha Janeiro Branco em Anápolis. A finalidade é promover a saúde mental e chamar atenção da sociedade para os universos mentais, emocionais, sentimentais, comportamentais e subjetivos dos seres humanos. A saúde mental é o principal campo de atuação do mandato do parlamentar, que sempre apresenta projetos e ações voltados a pessoas com Autismo, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), entre outros.

Tive uma perda recentemente e convivi com a depressão. Pude observar que a campanha não poderia acontecer apenas em outros municípios. As pessoas precisam olhar para si mesmas e cuidar de suas mentes. Mente sadia, corpo saudável”, afirmou.

A primeira palestra foi ministrada pelo gerente de saúde mental da Secretaria Municipal de Anápolis, Marcos Aurélio Lima, que explicou que as ações do Janeiro Branco são importantes para os cuidados com a mente e os cuidados emocionais. Apresentou a rede psicossocial do município, local adequado para proporcionar um cuidado humanizado, acolhedor e que fortalece o protagonismo de pessoas que ainda são estigmatizadas pela sociedade, que sofrem preconceitos e tabus. "Esse é o momento de trazer informações de como procurar ajuda”, explicou.

Sidney Gomes explanou que as pessoas estão vivendo momentos de excessos, com comidas, preocupações, problemas e vários outros excessos. “Todo excesso esconde uma ausência. Estamos vivendo em uma geração adoecida, com diversos transtornos, como ansiedade e depressão. Se cuidarmos da nossa saúde mental, teremos uma qualidade de vida melhor. É preciso fazer coisas que nos dão prazer e que nos traga equilibro”, ressaltou.

O ato contou ainda com a participação da psicóloga do Sistema Sest Senat, Natasha Cristina.

 HISTÓRICO

A Campanha Janeiro Branco foi criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão. O objetivo é construir uma cultura da saúde mental, psicoeducação e criação de políticas públicas dedicadas às necessidades psicossociais.

Dados publicados em 2022 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que quase um bilhão de pessoas vivem com algum tipo de transtorno mental. Neste número estão incluídos os 14% de adolescentes do mundo.

No contexto da construção de uma cultura da saúde mental, a campanha alerta para os cuidados com a saúde mental da população, com ênfase na prevenção de doenças decorrentes do estresse.

Também são incluídos os transtornos mentais comuns, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico. E a síndrome de Burnout (crise do esgotamento profissional), enquadrada como doença ocupacional. 

registrado em: ,