Audiência Pública, iniciativa de Lisieux Borges, busca solução para demandas do Munir Calixto

por orisvaldo — publicado 14/06/2018 09h06, última modificação 14/06/2018 09h06
Audiência Pública, iniciativa de Lisieux Borges, busca solução para demandas do Munir Calixto

Audiência Pública, iniciativa de Lisieux Borges, busca solução para demandas do Munir Calixto

A partir de audiência pública realizada no último dia 6 de junho, por iniciativa do vereador Lisieux José Borges (PT), foram encaminhadas providências para ampliar a segurança de moradores do Setor Industrial Munir Calisto e bairros vizinhos. O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, major Allan Pereira Cardoso, após ouvir as reivindicações do vereador e de moradores, se comprometeu a estabelecer novas estratégias de policiamento, ampliar o número de viaturas e melhorar o atendimento por meio do 190. 

Lisieux Borges explicou que a audiência pública foi proposta a partir de solicitações dos próprios moradores. “Vamos acompanhar de perto a solução das demandas aqui discutidas, além de incentivar a interface que atualmente é feita entre o Observatório Municipal de Segurança Pública e a Polícia Militar”, disse. Major Cardoso classificou como “essencial” a audiência pública como forma de minimizar a insegurança da população e sugeriu o envolvimento da Polícia Civil no debate. “É digna de elogios a iniciativa do vereador Lisieux Borges. Aqui ouvimos o que realmente interessa à comunidade”, ressaltou. 

O gerente do Observatório Municipal de Segurança Pública, sargento Carlos Alberto Rodrigues, ressaltou que a audiência pública propicia resolutividade às demandas dos moradores. Ex-vereador, sargento Alberto disse que conhece bem a eficácia de uma reunião desta natureza. Segundo ele, o Observatório está em fase de qualificação de 400 vigias (Guarda Municipal) que atuarão no monitoramento da cidade. Disse ainda que novas câmeras de vigilância são instaladas em pontos estratégicos. 

O morador Marcos Samuel Matos Bonfim, que criou uma página no Facebook para divulgar as informações do Setor Industrial Munir Calixto e bairros próximos, apresentou uma série de demandas da população. Entre elas: ausência de patrulhamento, dificuldades no horário de troca das viaturas, não atendimento a chamados em ocorrências, alto índice de criminalidade (inclusive das 5h às 6h nos pontos de ônibus) e o uso e tráfico de drogas. Major Cardoso disse que as reclamações serão analisadas e revelou que, em relação ao tráfico de drogas, a Polícia Militar somente não terá condições de resolver, “isso requer ações do Poder Público na definição de políticas públicas que envolvam vários atores sociais”. 

Outras reivindicações importantes dos moradores foram destacadas pelo vereador Lisieux Borges. Entre elas a construção do Colégio Estadual General Curado. “Desde que fui prefeito interino, esta foi uma das primeiras iniciativas que adotei. Foi feita doação para o Governo Estadual de uma área de aproximadamente 6 mil metros quadrados para a construção da escola. O processo licitatório está em elaboração”, lembrou. A gestora Márcia Nunes Franco informou que a escola começa a ser construída no segundo semestre deste ano. Os moradores também cobraram melhora na instrumentalização da Unidade de Saúde e a revitalização do atual campo de futebol. Neste caso Lisieux afirma ter cobrado das autoridades as melhorias e esclarece que tem participado com esforços pessoais, buscando as melhorias necessárias  juntamente com a comunidade. Destacamos também a  participação na audiência os vigilantes do meio ambiente, Herbert Lino Davi e Rogério Rodrigues Guimarães; o presidente da associação de moradores do Residencial Girassol, Márcio José Barbosa; e o empresário e líder comunitário, José Odair Gomes.