Audiência Pública evidência o Dia Internacional da Luta das Pessoas com Deficiência

por Fernanda Morais publicado 04/12/2023 17h55, última modificação 05/12/2023 09h33
Audiência Pública evidência o Dia Internacional da Luta das Pessoas com Deficiência

Foto: Geraldo Fleury / Elive Produtora

O Dia Internacional da Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado anualmente em 3 de dezembro. A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas e foi tema de audiência pública realizada na Câmara Municipal. A iniciativa foi do vereador Reamilton Espíndola (Republicanos).

“Estamos sempre buscando melhorar a Legislação municipal no que diz respeito às políticas públicas de inclusão, equidade, igualdade e cidadania pelas pessoas com deficiência. Esse é o nosso objetivo nessa audiência”,

Além do vereador participaram da audiência o presidente do Sindicato das Indústrias Farmacêuticas de Goiás, Marçal Henrique Soares, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Anápolis, Juliana Francis, fundadora da Casa Joana, o gerente de Saúde Metal da Secretaria Municipal de Saúde, Rodrigo Carvalho, Mirian Queiroz, representando a Apae, Juliana de Paula, representando a Secretaria Municipal de Educação e a presidente de honra da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Anápolis, Janaína Athayde integrante também do FimtPoder.

“O FimtPoder faz um trabalho incrível no setor. E hoje vamos divulgar o que a população tem direito e disponível para melhorar e facilitar a vida das pessoas portadoras de qualquer deficiência”, disse Janaína Athayde.

Janaína disse que 2023 um dos principais temas de discussão para o Dia Internacional da Luta das Pessoas com Deficiência foi a questão do mercado de trabalho. “A luta é diária, então precisamos nos unir para construção de novos caminhos para alcançar as pessoas com deficiência em todos os lugares da sociedade”, disse Janaína Athayde.

Amanda Raila, é advogada e atualmente faz estágio no gabinete do vereador Reamilton Espíndola. Ela destacou que a audiência é um importante canal de informação para toda população.

“Falta informação a respeito das necessidades, do trato, de possibilidades oferecidas pelo mercado de trabalho para os portadores de deficiências. Tivemos avanços, sim, tivemos, mas temos espaço para acolher uma parcela muito maior de deficientes.”, comentou.

O advogado Dilvo Constantino também participou do encontro representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Anápolis).

O vereador Reamilton agradeceu a presença de todos e finalizou a audiência informando que é preciso que os agentes públicos trabalhem para diminuir as barreiras nos espaços públicos e urbanos, das escolas, da saúde, da comunicação, enfim em toda a sociedade.

“Cerca de 25% da população brasileira tem alguma deficiência, segundo dados do IBGE em 2019. São 45 milhões de pessoas. Temos que pautar e discutir o Brasil para que seja um País verdadeiramente igual para todos”, concluiu Reamilton.

 

registrado em: ,