Audiência pública discute segurança no trânsito e mobilidade urbana em Anápolis

por Wellington Borges — publicado 25/09/2025 10h58, última modificação 25/09/2025 10h58
Audiência pública discute segurança no trânsito e mobilidade urbana em Anápolis

Mesa diretiva de audiência pública realizada na Câmara (Foto: Allyne Laís)

Buscar soluções e ideias para mais segurança e melhoria do trânsito e da mobilidade em Anápolis. Esse foi o objetivo de uma audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (25.set) na Câmara Municipal, de iniciativa dos vereadores Capitã Elizete (PRD) e Alex Martins (PP), com o respaldo dos demais parlamentares.

O encontro contou com a presença de representantes das forças de segurança, saúde, universidades e população em geral e foi definido como “muito produtivo” pela vereadora Capitã Elizete. “Tivemos participantes que realmente discutem essa questão aqui na nossa cidade e nós não podemos fechar os olhos, enquanto vereadora a gente precisa buscar, sim, políticas públicas que venham de encontro as soluções de problemas que já existentes na nossa cidade”, comentou.

A vereadora lembrou que Anápolis tem tido um grande aumento populacional nos últimos anos, o que dá mais urgência a pauta. Entre as propostas apresentadas, esteve a criação de um fórum permanente de discussão da mobilidade, que envolva órgãos públicos e a sociedade civil organizada.

Da mesma forma, o vereador Alex Martins considerou o encontro como “muito oportuno e frutífero”. “Ouvimos muitas demandas, muitas proposituras e tenho absoluta certeza que em encontros como esse que partem de uma audiência pública servirão de instrumento para outros encontros e a partir daí realmente construímos políticas públicas dentro dessa Casa de Leis que façam consonância ao desejo de uma cidade que cresce, mas a gente precisa criar condições de segurança e de e de fluidez para todas as pessoas”.

Presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), Igor Lino, avaliou que o encontro trouxe “um arcabouço de ideias e problemáticas que são sensíveis a uma classe ou a um grupo de pessoas específicas” “Houve participação aqui de vários membros, inclusive da área acadêmica, então isso traz para nós diversas sugestões ou diversas áreas de estudo que são relevantes e que podem sim trazer um efeito muito positivo para o fluxo da cidade e para o cidadão anapolino como um todo”.

Por fim, o advogado e coordenador do Núcleo Virtual de Trânsito de Anápolis, Vitor Pio Freitas, apontou que, infelizmente, Anápolis enfrenta problemas graves no âmbito do trânsito, na segurança de trânsito e também em mobilidade. “São problemas estruturais, eles não surgiram na noite para o dia e também não terão sua solução criada da noite para o dia. Eles dependem de momentos como esse. Uma audiência pública como essa possibilita que o poder público, de fato, escute a população de forma direta e, a partir disso, molde resoluções que vão chegar à aplicabilidade”, concluiu.

Também participaram da audiência autoridades como o diretor da 2ª Delegacia da Policia Rodoviária Federal, Luciano Clemente; o sub-comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Major Vitor Hugo Basílio; a diretora do Instituto Federal de Goiás, Kátia Cilene; além do diretor técnico do Hospital de Urgências de Anápolis (Heana), Dr. Stanley James Fanstone.

registrado em: