Audiência Pública conta com palestra “Pessoa idosa: mitos, verdades e preconceitos”

por Geovana de Bortole publicado 04/10/2021 08h39, última modificação 04/10/2021 08h39
A Câmara Municipal de Anápolis realizou uma audiência pública na tarde de sexta-feira (01.out) com o tema: “Pessoa idosa: mitos, verdades e preconceitos”. A iniciativa foi da vereadora Cleide Hilário (Republicanos), com respaldo de todos os demais vereadores.
Audiência Pública conta com palestra “Pessoa idosa: mitos, verdades e preconceitos”

Foto: Guto Neves

Para Cleide Hilário, é importante trazer esse debate para o Poder Legislativo, para realizar políticas públicas eficientes para o idoso. “Infelizmente quando a pessoa chega aos 60 anos, é considerada incapaz. Essa semana, a Organização Mundial da Saúde anunciou que pretende incluir uma CID (Classificação Internacional de Doenças) para o idoso, como se fosse uma pessoa. Mas não é a idade que torna a pessoa enferma”, comentou a vereadora.

A parlamentar disse ainda que o idoso são os donos da sabedoria, e que merecem o respeito por parte da sociedade. “Temos muito o que aprender com os idosos. Muitos se encontram em situação deplorável, de abandono. Precisamos do conhecimento dos mais velhos. Estamos batalhando por isso”, reforçou.

Durante o encontro, foi ministrada uma palestra com o Subsecretário Nacional do Republicanos, Ricardo Quirino, que trabalha com políticas públicas para idosos há mais de 15 anos. Para ele, o tema abre a visão em relação aos idosos.

“Um dos principais mitos em relação ao idoso é que eles se parecem com crianças. Por desconhecimento, as pessoas vão criando mitos. O idoso é um cidadão capaz como qualquer outro, que passa por um processo de amadurecimento com a idade. O envelhecimento começa no estágio em que as pessoas nascem”, falou.

Quirino frisou que a palavra “velho” está associada a algo que está em desuso. “E aí começa um tipo de preconceito. Temos que classificar as pessoas por idade, para realizar políticas públicas e garantir seus direitos. Mas hoje encontramos críticas que desclassificam as pessoas idosas. As pessoas desprezam que existe o envelhecimento fisiológico e o biológico. A idade não é empecilho para que a pessoa continue vivendo e realizando suas atividades”, afirmou.

O palestrante relatou ainda que a sociedade tem a cultura de que a identificação de um idoso é de uma pessoa fisicamente acabada.

Durante sua explanação, Quirino mostrou um dado triste que ocorreu com o início da pandemia. “Muitas famílias perderam suas rendas, e retiraram seus idosos dos abrigos, trazendo de volta para suas casas, para que eles garantissem o sustento familiar. Mas me pergunto porque eles abandonaram esse idoso antes. Por que não deixaram sempre no convívio com seus familiares? Por preconceito, descaso. Essa situação é muito triste”, expôs.  

Quirino disse ainda que o preconceito vem da falta de conscientização da sociedade. E que o tema precisa ser introduzido na política.

“O Poder Legislativo também representa o idoso, por isso é importantíssimo trazer esse tema para debater nesta Casa de Leis, para que tenham acesso e oportunidades de ter políticas públicas voltadas para o idoso”, concluiu.

Brigadeiro Bragança, presidente do Republicanos de Anápolis, disse que o objetivo de todos é chegar na fase idosa. “É isso que todos querem, envelhecer. Pode perguntar para todos, e ninguém quer ter a vida interrompida. Até 2030, já se prevê que o grupo de jovens será maior do que o grupo de jovens até 14 anos. A população está envelhecendo e precisamos de políticas públicas de acessibilidade, de calçadas, sinais de trânsito, programas de incentivo, para criar uma sociedade mais acolhedora e que prestigie o idoso. Precisamos garantir o nosso respeito para aqueles que chegam na idade mais avançada”, pontuou.

Após a palestra, a vereadora Cleide Hilário abriu para os participantes realizarem perguntas acerca do tema.

A presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Rosa Cardoso Gomes também prestigiou o evento. 

Foi apresentando um vídeo com uma mensagem sobre o dia Nacional do Idoso, com mensagem do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira.

No final da audiência, foi entregue um certificado ao palestrante Ricardo Quirino, como forma de agradecimento.

registrado em: ,