Arquivada inclusão de Anápolis na região metropolitana de Goiânia; Câmara havia repudiado proposta

por orisvaldo — publicado 09/06/2020 12h06, última modificação 09/06/2020 12h06
Arquivada inclusão de Anápolis na região metropolitana de Goiânia; Câmara havia repudiado proposta

Arquivada inclusão de Anápolis na região metropolitana de Goiânia; Câmara havia repudiado proposta

A Câmara de Anápolis aprovou, no dia 11 de maio, moção de repúdio à tentativa do deputado estadual Alysson Lima (SD) em incluir Anápolis na região metropolitana de Goiânia (RMG). A moção foi encaminhada à presidência da Assembleia Legislativa (Alego) e ao próprio parlamentar.

As manifestações contrárias dos vereadores, instados pela insatisfação popular, criaram a condição de resistência necessária e de mobilização da população anapolina, que culmina com o arquivamento do projeto, incluído na pauta de votação desta terça-feira (9.jun). Alysson Lima comunicou pessoalmente a retirada da matéria.

Em várias sessões ordinárias, reuniões públicas e debates nos meios de comunicação, os vereadores anapolinos manifestaram sua indignação pela atitude de Alysson Lima. O parlamentar apresentou o projeto sem qualquer consulta às autoridades administrativas, políticas e sociais de Anápolis.

Nem mesmo os deputados estaduais anapolinos – Amilton Filho (SD), Antônio Gomide (PT) e Coronel Adailton Florentino (PP) – foram consultados por Alysson Lima para apresentar a proposta. Vereadores e deputados anapolinos disseram que inexistem benefícios práticos para Anápolis com sua adesão à região metropolitana da capital.

Na Comissão de Constituição e Justiça da Alego, Amilton Filho, por exemplo, emitiu parecer contrário ao projeto. Antônio Gomide e Coronel Adailton também já haviam se manifestado contrários à tentativa de inclusão de Anápolis à RMG.

Vereadores chegaram a convidar o deputado Alysson Lima para comparecer à Câmara de Anápolis para explicar sua iniciativa. Sem resposta do parlamentar. Em comunicado à imprensa, disse que retira o projeto, mas que está à disposição dos anapolinos para explicar o que classifica de pontos positivos da proposta.

registrado em: