Aprovado projeto do vereador Lisieux Borges que cria Semana Municipal da Agricultura Familiar

por Marcos Vieira publicado 05/10/2021 13h30, última modificação 05/10/2021 13h30
O vereador Lisieux José Borges (PT) falou na tribuna, na sessão desta terça-feira (5.out), de projeto de lei de sua autoria, aprovado em plenário, que cria em Anápolis a Semana Municipal da Agricultura Familiar, a ser celebrada, anualmente, na semana que compreender o dia 24 de julho.
Aprovado projeto do vereador Lisieux Borges que cria Semana Municipal da Agricultura Familiar

Vereador Lisieux José Borges, do PT (Foto: Ismael Vieira)

Ele ressaltou a importância da valorização desse setor. “No Brasil, 70% dos alimentos que chegam à mesa vem da produção da agricultura familiar”. Lisieux também evidenciou que 77% da mão de obra no campo vem da agricultura familiar e que desse total, 40% são de mulheres.

A partir dessa semana específica no calendário oficial, Lisieux explicou que será possível dar maior divulgação para a Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Anápolis, que hoje basicamente fornece alimentos para as escolas estaduais e municipais. O vereador citou a possibilidade de que esses produtores vendam para a Base Aérea, por exemplo, ou grandes empresas do Daia.

O projeto de lei do vereador tem dois objetivos: mostrar as vantagens econômicas, ecológicas e sociais do modelo sustentável da agricultura familiar; ampliar os conhecimentos técnicos dos produtores rurais através de cursos e workshops.

A Semana Municipal da Agricultura Familiar possui como finalidade sensibilizar os moradores quanto ao tema e homenagear os agricultores familiares da região. Além disso, a proposta também é dar incentivos para que sejam criadas políticas públicas que fortaleçam o setor, estimular e apoiar o seu crescimento, bem como apoiar as opções associativas e cooperativas de produção, gestão e comercialização. Outro item que consta na propositura é estabelecer um local onde os agricultores possam estar discutindo assuntos da região concernentes à agricultura familiar e à sua evolução.

“Com relação ao nosso município e seu porte de médio para grande, pode-se também associar que a agricultura familiar possui uma produção considerável e de êxito, devido a um mercado local forte, mesmo com escoamento da produção para outros mercados”, escreve Lisieux na justificativa do projeto.