Aprovado projeto de Wederson Lopes que prevê intérprete de Libras em eventos públicos oficiais

por marcos — publicado 03/02/2020 16h40, última modificação 03/02/2020 16h42
Aprovado projeto de Wederson Lopes que prevê intérprete de Libras em eventos públicos oficiais

Vereador Wederson Lopes, do PSC (Foto: Ismael Vieira)

O plenário aprovou na sessão desta segunda-feira (3.fev), projeto do vereador Wederson Lopes (PSC) que torna obrigatória a presença de intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) nos eventos públicos oficiais da Prefeitura de Anápolis.

O texto ainda será votado em 2º turno na sessão de terça-feira (4.fev), para então ser encaminhado para sanção do prefeito Roberto Naves (PP).

Em discurso na tribuna, o autor explicou o objetivo da sua propositura. “Queremos garantir mecanismos de ampliação da inclusão social das pessoas surdas ou com deficiência auditiva”, frisou.

Na justificativa do projeto, o vereador disse que respeitar os deficientes é ter toda uma série de cuidados para que eles não sejam excluídos do convívio social, e a acessibilidade faz parte desse respeito que devemos ter com eles. “Significa dar a essas pessoas o acesso aos mesmos bens e serviços disponíveis para os demais cidadãos”, completou.

Saneago
Wederson Lopes também repercutiu audiência pública do Executivo, realizada na semana passada, que debateu a minuta do contrato de programa que a Saneago quer assinar com Anápolis, prorrogando a concessão do serviço de água e esgoto por mais 30 anos.

O vereador lembrou que a Câmara já autorizou que o prefeito Roberto Naves (PP) tome essa decisão, através de projeto de lei votado pela atual legislatura. “Mas ele só vai fazer isso [assinar] quando estiver dialogado com a população”, explicou.

Wederson contou que quando era secretário municipal de Meio Ambiente, em 2018, presenciou o pedido do então presidente da Saneago Jales Fontoura para que Roberto assinasse o contrato, o documento chegou a ser colocado nas mãos do prefeito, que se recusou entendendo que os termos não eram bons para a cidade.

O vereador lamentou que alguns usaram a tribuna para fazer um debate eleitoreiro do tema, o que não contribui em nada para a sociedade.

registrado em: ,