Aprovado projeto de Lisieux que autoriza Samu a levar pacientes para hospitais particulares

por Fernanda Morais publicado 08/06/2021 11h01, última modificação 08/06/2021 11h01
Foi aprovado, em primeira votação, na sessão ordinária desta terça-feira (8.jun), projeto de lei do vereador Lisieux José Borges (PT), que autoriza a condução de pessoas atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para estabelecimentos de saúde privados.
Aprovado projeto de Lisieux  que autoriza Samu a levar pacientes para hospitais particulares

Foto: Ismael Vieira

Na tribuna do plenário plenário o vereador do PT explicou que o objetivo é desafogar as unidades públicas de saúde da cidade.

"Acontece de o paciente ter plano de saúde ou condições financeiras para pagar o suporte médico. Mas quando ele é levado para o hospital público ele precisa ser atendido e estabilizado. Na sequência a família pede a transferência para rede privada e aí o Samu precisa ser acionado novamente. O projeto encurtaria esse processo, diminuiria a ocupação do leito do SUS e ainda reduziria esse segundo chamado do Samu", disse.

Lisieux ressaltou ainda que, independente de situação financeira, o serviço do Samu é oferecido de maneira igualitária a todo paciente que solicita o seu suporte.

Ainda na tribuna o vereador falou sobre a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.

Lisieux lembrou que a primeira audiência pública organizada por seu gabinete durante o primeiro mandato parlamentar foi voltada para o tema "meio ambiente".

"Discutimos a lei 12.305 que trata do Plano Nacional de Resíduos Sólidos que traz uma série de obrigações aos municípios em relação ao tratamento e manejo adequado de seus aterros sanitários", pontuou.

"E lá para cá avançamos bastante nesse processo. Em Anápolis existia o problema dos catadores que trabalhavam diretamente recolhendo recicláveis dentro do aterro em condições desumanas. Hoje a cidade têm duas cooperativas que acolheram esses trabalhadores. E foi um trabalho que contou aqui com o suporte da Câmara, da Prefeitura, do Ministério Público e até da Polícia Militar", continuou.

O vereador disse que trabalhar ações em favor do meio ambiente é uma de suas prioridades desde quando eleito para Câmara Municipal.

"Sabemos que o Plano Nacional que trata dos Resíduos Sólidos prioriza que até 2025 seja feita a reciclagem de pelo menos 25% do lixo produzido e descartado no aterro, acredito que estamos ainda com 5%. É um processo que realmente precisamos avançar", terminou