Andreia Rezende ressalta mês ‘Agosto Lilás’ e traz dados sobre violência contra a mulher

por Orisvaldo Pires publicado 07/08/2023 19h28, última modificação 07/08/2023 19h28
A comemoração do mês ‘Agosto Lilás’, que trata de ações concretas em defesa da mulher, foi evidenciada pela vereadora Andreia Rezende (SD) na tribuna da Câmara Municipal, na sessão ordinária desta segunda-feira (7.ago).
Andreia Rezende ressalta mês ‘Agosto Lilás’ e traz dados sobre violência contra a mulher

Andreia Rezende ressalta mês ‘Agosto Lilás’ e traz dados sobre violência contra a mulher

Andreia Rezende reconheceu a importância da rede de proteção à mulher em Anápolis e considerou como “histórica” a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em declarar inconstitucional o uso da tese de legítima defesa da honra nos casos de feminicídio.

A vereadora do SD falou sobre suas ações concretas em relação à essa temática, com foco em ampliar ainda mais as políticas públicas em defesa da mulher. “Precisamos do envolvimento da sociedade, para que se posicione e se envolva nessas ações de combate à violência contra a mulher”, disse.

Mesmo com a coragem das mulheres em denunciar e o envolvimento das instituições, Andreia Rezende classifica como “assustadores” os dados que revelam a evolução dos casos de feminicídios.

Segundo ela houve aumento de 2,6% em casos de homicídios dolosos e 3,9 mil casos de feminicídio no ano passado. O aumento de 2022 para 2023, foi de 1,4 mil casos, o maior número desde 2015. Nos últimos quatro anos, em Goiás, o aumento foi de 121%.

Ao reconhecer o esforço do Governo de Goiás nas ações e políticas públicas em benefício da mulher, Andreia Rezende entende que é necessário a união de forças para combater impunidade e as penas frágeis que são aplicadas aos criminosos.

Andreia Rezende deu o exemplo da agressão sofrida pela deputada federal Silvye Alves (UB) e que, após julgamento, seu agressor teve pena de apenas 3 meses. “Penas irrisórias como essa servem apenas para estimular a impunidade e gerar medo às mulheres em denunciar”, concluiu.

(Foto – Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)

registrado em: