Andreia Rezende recebe Vamos Juntas, rede nacional de apoio às mulheres na política

por Marcos Vieira publicado 13/12/2021 09h25, última modificação 13/12/2021 09h25
O projeto Vamos Juntas, que atua como uma rede nacional de apoio à participação das mulheres na política, esteve em Anápolis na última sexta-feira (10.dez), na Câmara Municipal, reunindo diferentes lideranças femininas, capitaneadas pela vereadora Andreia Rezende (SD).
Andreia Rezende recebe Vamos Juntas, rede nacional de apoio às mulheres na política

(Foto: Guto Neves)

As anapolinas receberam a diretora de Projetos do Vamos Juntas, Larissa Alfino, que contou estar percorrendo o país em caravana, conhecendo mulheres que pretendem se candidatar em 2022. Segundo ela, a meta é estimular líderes femininas e aquelas que tenham potencial para exercerem papeis representativos perante seus grupos e sociedades a encararem as urnas, aumentando a participação das mulheres na política.

A vereadora Andreia foi a única em Goiás a fazer parte do Vamos Juntas, o que segundo ela foi importante na consolidação do seu projeto de candidatura, que culminou na conquista de uma vaga na Câmara Municipal na eleição de 2020. Ela disse que um dos pontos importantes do projeto é seu caráter suprapartidário, o que faz com que agregue diferentes correntes em busca do objetivo, que é dar mais voz às mulheres nas discussões públicas.

Andreia Rezende disse ainda que é questionada sobre o apoio que ela tem dado a mulheres que possam, eventualmente, entrarem na política e se tornarem adversárias dela nas urnas no futuro. “O que estamos fazendo aqui é justamente acabar com esse estigma de que as mulheres estão competindo entre si”, explicou a vereadora.

O encontro na Câmara Municipal teve a participação de Edna Mendes, representante do Mulheres Progressistas, uma das pioneiras em Anápolis da participação feminina em partidos políticos, com voz ativa na formação de chapas, lançamento de candidaturas majoritárias e consolidação de alianças. Ela contou um pouco da sua história e comemorou a presença de jovens nesse movimento de ampliação de espaços em um ambiente predominante masculino.

O Vamos Juntas passou por Anápolis, Goiânia e Pirenópolis. Larissa Alfino ressaltou que a expectativa é que as mulheres sejam fortalecidas por uma rede de acolhimento e se sintam preparadas para todos os tipos de barreiras e desafios enfrentados em uma campanha feminina.

O projeto oferece apoio gratuito e online, através de mentorias políticas individuais, apoio contábil e jurídico, suporte psicológico, trilhas de capacitação, formação para equipes, entre outros serviços. São 25 parceiros entre redes de organizações, grupos e ONGs de mulheres e 51 mentoras pluripartidárias, como a senadora Simone Tebet (MDB-MS), pré-candidata a presidente da República, e a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP).

O Vamos Juntas informa que em 2020, o projeto ofereceu 500 horas de atividades e formação para 51 campanhas femininas. Como resultado, elegeu 11 vereadoras nas cinco regiões do país – Andreia Rezende foi uma delas, em Anápolis. Para essa nova etapa, são 200 vagas e as inscrições acontecem até 10 de janeiro.

registrado em: ,