Andreia Rezende propõe projeto que cria a Semana de Conscientização da Violência Obstétrica

por Geovana de Bortole publicado 23/08/2022 08h54, última modificação 23/08/2022 08h54
A vereadora Andreia Rezende (SD) protocolou na Câmara um projeto de lei que dispõe sobre a implantação da Semana de Conscientização da Violência Obstétrica. O objetivo do projeto é garantir a proteção das gestantes e das parturientes contra a violência obstétrica em Anápolis (GO).

Andreia destacou no projeto que a violência obstétrica possui estatísticas alarmantes no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo (Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado), mostrou que cerca de 25% das mulheres já sofreram algum tipo de violência obstétrica.

“A gestação e o parto são momentos marcantes na vida de uma mulher, porém, para um grande número delas, o sonho da maternidade termina de forma traumática por conta de negligências, maus tratos físicos e psicológicos, além de procedimentos desnecessários e obsoletos, que podem inclusive causar danos irreversíveis à gestante e ao bebê, como mutilações, hemorragias e depressão pós-parto, sem falar nos danos psicológicos”, alertou a parlamentar.

A vereadora lembrou ainda que existe uma portaria nacional que garante que toda gestante tem direito a acesso a atendimento digno e de qualidade no decorrer da gestação, parto e puerpério” e “toda gestante tem direito à assistência ao parto e ao puerpério e que esta seja realizada de forma humanizada e segura, porém nem sempre é cumprida.

Preocupada com a situação e em defesa das mulheres anapolinas, a vereadora ressaltou a importância de uma semana destinada a informação e conscientização da população anapolina sobre o tema, realizando ações culturais e sociais.

A semana de conscientização deve ser realizada, anualmente, na semana do dia 15 de agosto, data em que se comemora o “Dia da Gestante”.

 

 

 

registrado em: ,