Andreia Rezende propõe projeto para garantir acessibilidade aos cardápios dos restaurantes

por Assessoria do Gabinete — publicado 09/05/2023 18h13, última modificação 09/05/2023 18h13
A vereadora Andreia Rezende (SD) deu entrada na Câmara a um projeto que visa garantir acessibilidade nos cardápios de bares e restaurantes. O projeto visa determinar com que os estabelecimentos tenham ao menos um cardápio físico e em braile para a consulta nos estabelecimentos que estão aderindo aos cardápios digitais.

A ideia é simples: todos os estabelecimentos devem ter ao menos um cardápio físico e em braile disponível para os clientes que não conseguem utilizar os cardápios digitais, como QR codes ou tablets.

 

Segundo a vereadora, o objetivo do projeto é o acesso aos itens no menu, tornando-os acessíveis a todos os consumidores. "Atendendo ao que preconiza o CDC, a informação deve ser clara ao consumidor, reconhecemos que o cardápio digital traz benefícios, no entanto, não são todos que possuem facilidade com os mesmos, e pode acontecer de não conseguir compreender a informação de forma clara ou até mesmo não excluindo algumas pessoas." afirma a edil.

 

Ressalta-se que a disponibilização do menu virtual, muitas vezes, ocorre por meio da utilização de links e QR Codes, o que obriga o cliente a utilizar os seus próprios dispositivos eletrônicos (celulares, tablets, etc) para acessá-lo, todavia, os clientes que possui um celular com menor capacidade de processamento ou com uma tela de menor dimensão, assim como aqueles que não são familiarizados com tecnologias digitais e os que, por qualquer razão, não possuam dispositivo eletrônico são impedidos de ter o acesso ao cardápio virtual.

 

O projeto de lei ainda está em tramitação na Câmara Municipal, mas a vereadora Andreia Rezende já recebeu apoio de diversos setores da sociedade. 

 

Para ela, é preciso garantir que todos os consumidores tenham acesso aos serviços oferecidos pelos estabelecimentos, independentemente de suas limitações físicas ou cognitivas.

"A inclusão social é um direito que deve ser garantido a todos. Com esse projeto, estamos trabalhando para criar um ambiente mais justo e igualitário para todos, os cardápios pelo QR são bons e expressam a evolução tecnologica, mas por vezes são ineficientes e excludentes", conclui a Vereadora.

O projeto da vereadora Andreia Rezende é uma iniciativa importante em favor do consumidor e da inclusão social, promovendo a acessibilidade em um setor que é fundamental para a economia local. Com a aprovação da lei, será possível garantir que todos os consumidores tenham acesso aos serviços oferecidos pelos estabelecimentos, tornando a cidade mais inclusiva e democrática.

Gabinete Vereadora Andreia Rezende

Conteúdo de responsabilidade da vereadora e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Câmara Municipal de Anápolis.

 

 

 

registrado em: ,