Andreia Rezende explica projeto que proíbe empréstimos a idosos via telefone ou Whatsapp

por Marcos Vieira publicado 22/09/2021 14h43, última modificação 22/09/2021 14h43
Em discurso na tribuna, na sessão desta quarta-feira (22.set), a vereadora Andreia Rezende (SD) explicou projeto de lei de sua autoria, em tramitação na Câmara, que dispõe sobre a proibição de instituições financeiras de celebrar contratos de empréstimo de qualquer natureza, com idosos em geral, aposentados e pensionistas, via telefone ou outro meio telemático. Nesse caso, esse tipo de transação só poderá ocorrer presencialmente.
Andreia Rezende explica projeto que proíbe empréstimos a idosos via telefone ou Whatsapp

Vereadora Andreia Rezende, do SD (Foto: Ismael Vieira)

Andreia relatou que já existem diversas ações na Justiça contra esses bancos e financeiras, que se utilizam de uma inabilidade dos mais idosos com aplicativos como o Whatsapp para empurrar empréstimos ou fazer refinanciamentos que comprometem a vida financeira da pessoa. Segundo ela, os funcionários das instituições acabam ‘printando’ a conversa no aplicativo de mensagens para usar como prova do aceite da pessoa ao empréstimo.

“Outro artifício é lançar o dinheiro na conta do aposentado, que acha que é um dinheiro extra ou mesmo um auxílio emergencial, acaba gastando e quando percebe que é um empréstimo não consegue devolver ao banco”, discursou Andreia.

A vereadora pediu apoio para uma tramitação rápida e votação do seu projeto, pois considera a medida fundamental na defesa dos idosos. Ela citou o artigo 230 da Constituição Federal: “A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida”.

Andreia disse ainda que se reuniu com o Procon e associações de defesa do consumidor e dos idosos para redigir o projeto de lei. “Precisamos criar leis de conscientização, mas também leis de proibição. Peço apoio ao meu projeto, para Anápolis avançar na defesa e proteção dos idosos”.

registrado em: ,