Andreia Rezende explica importância da Comenda Vereadora Francisca Miguel

por Marcos Vieira publicado 21/11/2022 12h28, última modificação 21/11/2022 12h28
Em discurso na tribuna, na sessão desta segunda-feira (21.nov), a vereadora Andreia Rezende (SD) comunicou que na próxima quarta-feira (23.nov) será entregue, no plenário Teotônio Vilela, a Comenda Vereadora Francisca Miguel.
Andreia Rezende explica importância da Comenda Vereadora Francisca Miguel

Vereadora Andreia Rezende, do SD (Foto: Ismael Vieira)

A honraria foi criada a partir de uma iniciativa de Andreia, materializada através de um projeto de decreto legislativo da Mesa Diretora. “O objetivo é homenagear mulheres que prestam relevantes serviços em prol das anapolinas”, afirmou.

A vereadora citou que pouco mais da metade da população é formada por mulheres, mas ainda é comum casos de violência contra elas, além de cerceamento de direitos.

Andreia disse que cada vereador e também a Mesa Diretoria puderam indicar mulheres para receber a comenda, garantindo uma diversidade de segmentos representados na lista de agraciadas.

A vereadora explicou por que a comenda recebe o nome de Francisca Miguel, personalidade de referência em Anápolis, responsável por encabeçar mudanças significativas na sociedade.

Francisca liderou grêmio literário, fundou escola de datilografia, representou a Cruz Vermelha na cidade e ajudou a criar a Escola Técnica de Comércio no município.

Em 1947, Francisca Miguel foi eleita a primeira vereadora de Anápolis. Entre os projetos de sua autoria, esteve um que criou o Ginásio Municipal, dando origem ao Colégio Antesina Santana.

registrado em: ,