Andreia Rezende enumera ações do seu mandato voltadas para as mulheres no mês das mães

por Marcos Vieira publicado 03/05/2023 11h05, última modificação 04/05/2023 08h18
Em discurso na tribuna, na sessão desta quarta-feira (3.mai), a vereadora Andreia Rezende (Solidariedade) enumerou ações de seu mandato voltadas para as mulheres, especialmente às mães, já que maio é o mês dedicado a elas.
Andreia Rezende enumera ações do seu mandato voltadas para as mulheres no mês das mães

Vereadora Andreia Rezende, do Solidariedade (Foto: Ismael Vieira)

“É um mês emblemático, o mês das mães. E mãe é algo sagrado e que precisa ser valorizada, pois é quem cuida de todo mundo. Nosso mandato tem trabalho por conquistas significativas em prol de mulheres e mães”, iniciou Andreia.

Ela citou que tem uma indicação aprovada para criação da creche da mãe trabalhadora. “É uma política pública de creche com horário estendido”, comentou. Segundo a vereadora, é impossível para quem trabalha no Daia deixar o filho em uma creche convencional, devido aos horários. “Sei que é um projeto ousado, mas precisamos implementar se queremos contribuir com famílias”.

Andreia também falou do seu projeto de lei que cria o Maio Furta-Cor, que visa cuidar e implementar política pública de saúde mental materna. “Uma em cada cinco mulheres já teve problema psicológico nesse período de pós-parto”, explicou a vereadora, que também falou do amparo para mulheres que perderam um filho. “O Estado precisa ajudar nesse trauma, que é uma das maiores dores que uma mulher pode sentir”, completou.

A vereadora também falou sobre a construção do hospital da mulher, projeto no qual ela dedicou suas emendas. Outra propositura de autoria de Andreia é o projeto que cria a conscientização para a violência obstétrica. “É uma realidade, um tema tabu”, frisou.

Como presidente da Comissão de Saúde, Saneamento e Assistência Social, Andreia Rezende falou sobre denúncia recebida pelo colegiado, em que muitas maternidades não cumprem lei federal que preconiza que toda mulher tem direito a acompanhante no pré e pós parto. “Oficiamos todos os hospitais e maternidades da cidade para que prestem esclarecimentos sobre esse assunto. Vamos fiscalizar”, disse a vereadora.

registrado em: ,