Andreia Rezende enumera ações do seu mandato voltadas para a defesa dos direitos do consumidor

por Marcos Vieira publicado 15/03/2022 11h04, última modificação 15/03/2022 11h04
A vereadora Andreia Rezende (SD) enumerou ações do seu mandato voltadas ao direito do consumidor, em discurso na tribuna na sessão desta terça-feira (15.mar), data em que se comemora o Dia Mundial do Consumidor.
Andreia Rezende enumera ações do seu mandato voltadas para a defesa dos direitos do consumidor

Vereadora Andreia Rezende, do SD (Foto: Ismael Vieira)

Ela ressaltou a importância do tema: “na sociedade atual todos somos consumidores, inclusive as crianças”. Andreia trouxe dados atuais preocupantes: 66,5% dos brasileiros estão endividados, sendo que 51% possuem débitos com bancos, o maior percentual desde 2010.

A vereadora disse que é preciso considerar a crise econômica pós-pandemia, responsável por grande parte da recessão, mas é necessário ressaltar a educação para um consumo responsável, além da necessidade de as empresas cumprirem as leis.

“É o caso de empresas que fazem propagandas enganosas, levando consumidores a dívidas praticamente impagáveis”, comentou Andreia.

A vereadora destacou a Semana Municipal da Conscientização dos Direitos do Consumidor, organizada pelo Procon, que é prevista pela lei número 4.148, criada a partir de projeto de Andreia aprovado no ano passado. Serão realizadas palestras e outros eventos ao longo de toda a semana.

“É uma ação importante, mas isso só não basta. Precisamos de mais leis”, comentou ela, informando que em breve apresentará novas proposições que tratam do tema.

Andreia citou outras ações do seu mandato voltadas para os direitos do consumidor. Ela fez questionamentos diretos à Enel pelas falhas na prestação de serviço em Anápolis. Também subiu na tribuna para denunciar as perdas para os consumidores a partir do fechamento de agências dos Correios na cidade.

Andreia também citou a lei municipal, criada a partir de projeto de sua autoria, que proíbe que instituições financeiras ofereçam empréstimos via telefone ou mensagens de celular para idosos. A medida blinda esses consumidores de serem alvos de créditos mediante juros abusivos, que comprometem toda a sua vida financeira.

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