Andreia Rezende e João da Luz representam Comissão de Saúde em visita ao CAPS Vida Ativa

por Geovana de Bortole publicado 09/03/2022 16h05, última modificação 09/03/2022 16h05
Andreia Rezende e João da Luz representam Comissão de Saúde em visita ao CAPS Vida Ativa

Foto: Ismael Vieira

Nesta quarta-feira (9.mar), os membros da Comissão de Saúde, Saneamento e Assistência Social, Andreia Rezende (SD) e João da Luz (PSC) visitaram o CAPS Vida Ativa, para conhecer a estrutura do local e a rede de atendimento da saúde mental do município.

O principal objetivo é estreitar laços para compreender como a comissão pode colaborar através de projetos de lei em prol da saúde mental e informar a como a população pode procurar ajuda, em caso de necessidade.

Os vereadores constataram que que estrutura está bem regulamentada, com funcionamento de 24 horas por dia.

Andreia Rezende contou que a população está sendo atendida. “Precisamos é divulgar o trabalho realizado pela gerência especializada da cidade de Anápolis”, detalhou.

A vereadora sugeriu a descentralização do trabalho para que a população tenha mais acesso. “Precisamos que o atendimento seja realizado juntos aos postos de saúde. Temos que fortalecer a atenção básica para aquele que sofre de algum problema tenha acesso facilitado ao atendimento municipal. Fico feliz em poder contribuir e coloco meu trabalho à disposição”, disse.

Para o vereador João da Luz, é importante que as pessoas saibam que o CAPS oferece suporte às famílias de Anápolis. “As pessoas que tem algum transtorno psicológico, pode contar com essa unidade. A unidade é acolhedora, e está de portas abertas. Vale ressaltar que é necessário ter o cartão do SUS da cidade de Anápolis”, afirmou.

O gerente de saúde mental do município, Marco Aurélio da Silva Lima, contou que problemas com saúde mental ainda são descriminalizados. “As pessoas ainda têm preconceito. Mas o usuário tem que ser o protagonista de sua própria história. As pessoas que enfrentam situação difícil podem acessar a unidade sem agendamento. Hoje temos três serviços oferecidos, além disso, temos o ambulatório de saúde mental, que é um espaço para cuidado de pacientes moderados. O grande avanço é a criação do protocolo de saúde mental, que atua como fortalecimento de ações oferecidas pelo município. Atualmente temos uma rede que fortalece todas as pessoas que precisam de cuidado para a saúde mental”, detalhou.  

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco Jacob, comentou que o conselho tem oferecido apoio e incentivo através de comissões para acompanhar os trabalhos. “Estamos felizes em encontrar um ambiente acolhedor, com uma estrutura fantástica. É muito importante saber que temos o apoio da Comissão de Saúde da Câmara de Anápolis”, concluiu.