Andreia Rezende destaca conquistas e desafios em sessão histórica com Mesa Diretora completamente feminina

por Wellington Borges publicado 10/03/2025 11h42, última modificação 10/03/2025 11h42
Andreia Rezende destaca conquistas e desafios em sessão histórica com Mesa Diretora completamente feminina

Primeira mulher a presidir a Câmara, Andreia Rezende (Foto: Allyne Laís)

 

Como parte da programação especial em homenagem ao Mês da Mulher, a Mesa Diretora da Câmara de Anápolis foi composta completamente pela bancada feminina na sessão ordinária desta segunda-feira (10.mar), a primeira do mês. Além da presidente, Andreia Rezende (Avante), compuseram a mesa diretiva as vereadoras Cleide Hilário (Republicanos), Seliane da SOS (MDB) e Capitã Elizete (PRD). Também integra a bancada feminina na Câmara Thais Souza (Republicanos).

Em discurso, Andreia Rezende, a primeira mulher na história a ocupar a presidência da Casa, destacou o legado feminino ao longo da história política de Anápolis. “Nossa presença aqui não é obra do acaso. Devemos esse momento a mulheres corajosas que, em diferentes momentos da história, ousaram ocupar um espaço que nem sempre lhes foi permitido’, disse.

Ela lembrou “com respeito e gratidão” da professora Francisca Miguel, a primeira mulher a ser eleita, em 1947, e agradeceu a “cada vereadora que veio depois dela”. “Se hoje sou a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal de Anápolis em mais de 130 anos de história, é porque muitas antes de mim enfrentaram desafios e resistências para que essa conquista fosse possível”.

Andreia ainda reforçou que, ser a primeira presidente significa também carregar a responsabilidade de abrir portas para que muitas outras venham depois. “Esse é o meu compromisso: fazer uma gestão que não apenas orgulhe as mulheres anapolinas, mas que também inspire outras a acreditarem que qualquer espaço que elas sonhem ocupar é possível.”

Por fim, a parlamentar ressaltou a programação especial do mês de março, com ações que “resgatam nossa história, promovem debates essenciais e evidenciam a importância de políticas públicas voltadas para a proteção, o fortalecimento e a participação feminina em todas as esferas da sociedade”.

Na programação, consta, por exemplo, a inclusão da gravura da Dra. Trícia Barreto na Galeria das Ex-Vereadoras, a entrega da Medalha Dulce de Faria, o evento Mulheres Notáveis, além da divulgação diária de leis que já foram aprovadas em defesa das mulheres. 

“A nossa jornada ainda é longa. O desafio de garantir que mais mulheres tenham voz e vez na política e nos espaços de poder não se encerra com a nossa presença aqui. Pelo contrário, nossa missão é ampliar esse caminho, fortalecê-lo e garantir que nenhuma mulher precise escolher entre seus sonhos e as barreiras impostas pelo preconceito ou pela desigualdade”, concluiu.