Andreia Rezende chama atenção para importância das ações de combate aos problemas de saúde mental

por Orisvaldo Pires publicado 11/09/2023 10h57, última modificação 11/09/2023 10h57
Andreia Rezende chama atenção para importância das ações de combate aos problemas de saúde mental

Andreia Rezende chama atenção para importância das ações de combate aos problemas de saúde mental

A vereadora Andreia Resende (SD) lembrou, na tribuna da Câmara, na sessão ordinária desta segunda-feira (11.set), que neste domingo (10.set) foi celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Segundo ela, um mês de conscientização sobre saúde mental, em função do aumento significativo de casos registrado no Brasil. Esse mal, ressaltou Andreia, é a quarta causa de suicídios. Também citou doenças como depressão e ansiedade.

Segundo os dados oficiais, repercutidos pela vereadora, as mulheres representam 67% do número de suicídios registrados no país. Quando são consideradas as jovens que sofrem violência doméstica, o número dobra. Andreia Rezende divulgou o número telefônico 188, que atende pessoas que precisam de auxílio nessa área. Há também um chat que atende 24 horas por dia. “A cada hora uma pessoa morre no Brasil por esse motivo”, disse a vereadora.

Andreia Rezende divulgou algumas das ações de seu mandato, no campo da saúde mental. Disse que fez uma indicação para a execução de política pública nessa área, dentro das Unidades de Saúde da Família (USF). Esta, disse, é a porta de entrada de todas as questões de saúde da comunidade, “e, tendo psicólogo e psiquiatra atendendo, garantimos tratamento”.

A vereadora citou também ações de conscientização sobre saúde mental materna, mal que afeta uma em cada cinco mulheres durante o puerpério. Outra iniciativa se volta à política pública de acolhimento a pais que perderam filhos. E ainda um pedido atendido, para que o Centro de Referência da Mulher realize tratamento virtual a mulheres vítimas de violência. “Muitas das pessoas não têm condições financeiras, físicas e psicológicas de ir ao Centro de Referência da Mulher para fazer tratamento.

(Foto – Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)

registrado em: