Andreia Rezende chama a atenção para importância da campanha Outubro Rosa

por Marcos Vieira publicado 11/10/2023 14h02, última modificação 11/10/2023 14h02
Andreia Rezende chama a atenção para importância da campanha Outubro Rosa

Vereadora Andreia Rezende, do Solidariedade (Foto: Ismael Vieira)

A vereadora Andreia Rezende (Solidariedade) chamou a atenção, em discurso na tribuna na sessão desta quarta-feira (11.out), para a campanha Outubro Rosa, de conscientização quanto ao câncer de mama.

Segundo ela, dados de 2021, a última atualização, mostram que são pelo menos 66 mil novos casos de câncer de mama por ano no Brasil. “Isso é problema de saúde pública e precisamos, como representantes do povo, evidenciar esse tema”, frisou.

Andreia informou que realizou um trabalho no Residencial Leblon, com grupos de estudo, que permitiu identificar os principais entraves enfrentados por mulheres com câncer de mama que buscam o sistema público. A demanda surgida foi de mudanças no fluxo de atendimento. “Por isso fizemos uma indicação para tratar dessa questão”, explicou.

A vereadora afirmou que o Outubro Rosa não é apenas voltado para a conscientização, mas também para ações concretas. “E isso irá acontecer nos dias 16 e 17, com exames de mamografia por livre demanda, sem necessidade de agendamento. O Cais Mulher é uma importante conquista”.

“A boa política é feita realmente com ações concretas. Menos discurso, mais ações e essa é uma campanha que precisa da movimentação de todos”, completou Andreia, que ressaltou a vida saudável e o autoexame como iniciativas importantes para a prevenção do câncer de mama.

registrado em: ,