Aprovado projeto de Andreia Rezende que defende consumidores e fortalece inclusão

por Geovana de Bortole publicado 07/05/2024 15h25, última modificação 08/05/2024 16h37

A vereadora Andreia Rezende (Avante) é autora do projeto de lei que recentemente foi sancionado pelo Executivo Municipal que exige que bares e restaurantes que optem por cardápios digitais também ofereçam cardápio físico, em braille e com letras ampliadas, garantindo acessibilidade a todos os clientes.

Andreia, que também é advogada e defende os consumidores com base no Código de Defesa do Consumidor, foi procurada por diversas pessoas que encontram dificuldades em acessar os cardápios digitais, disponíveis através dos tablets dos estabelecimentos ou com a leitura do QR Code nas mesas, que deve ser feita pelo próprio cliente.

Muitas pessoas não têm um celular que possa fazer a leitura do código ou enfrentam dificuldades com essas questões tecnológicas. A falta de acesso a dados móveis para conexão à internet e a recusa do restaurante em disponibilizar rede Wi-Fi também impedem que a pessoa acesse o que deseja consumir. Pessoas com problemas de visão são ainda mais afetadas pela falta de Braille ou outros recursos de leitura das informações dos cardápios digitais.

Segundo Andreia Rezende, "o Código de Defesa do Consumidor (CDC) recomenda que as informações sejam disponibilizadas de forma clara aos clientes. Essa medida promove igualdade de acesso, independentemente das limitações tecnológicas ou deficiências visuais, demonstrando nosso compromisso com a inclusão social e com todos os consumidores. Um caso que presenciei foi de um senhor amigo que pediu apenas uma batata frita e um refrigerante em um almoço. Aquilo me gerou curiosidade, levando-me a questioná-lo, ao que ele respondeu que não entendeu como mexer no tablet do restaurante e pediu o mais simples que conseguiu acessar.", conclui.

Gabinete Andreia Rezende

Conteúdo de responsabilidade da vereadora e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Câmara Municipal de Anápolis.

 

 

registrado em: ,