Andreia propõe criação da Comenda Francisca Miguel, que reforça luta pelos direitos das mulheres

por Marcos Vieira publicado 07/12/2021 11h55, última modificação 07/12/2021 15h31
Em discurso na tribuna, na sessão desta terça-feira (7.dez), a vereadora Andreia Rezende (SD) falou sobre projeto de decreto legislativo de sua autoria, que passa a tramitar na Casa, que propõe a criação da Comenda Vereadora Francisca Miguel, àquelas que prestam serviços relevantes em prol da luta pelos direitos da mulher.
Andreia propõe criação da Comenda Francisca Miguel, que reforça luta pelos direitos das mulheres

Vereadora Andreia Rezende, do SD (Foto: Ismael Vieira)

Andreia explicou o porquê da honraria levar o nome de Francisca Miguel, primeira vereadora eleita em Anápolis, em 1947, também uma pioneira na área da educação municipal. “Tanto é que temos uma escola que leva seu nome no Jardim das Oliveiras”, ressaltou.

A vereadora também afirmou que a comenda vai ao encontro da sua luta por mais representatividade feminina na política, algo que acontece a passos lentos. “Após a vitória de Francisca Miguel, parecia que as portas foram abertas para as mulheres, mas nada disso. Foram mais 41 anos para que mais uma mulher chegasse à Câmara”, disse.

Andreia destacou que a bancada de mulheres na legislatura atual é a maior da história, mas “ainda sim são cinco em 23 cadeiras”. A vereadora disse que a proposta da Comenda Vereadora Francisca Miguel encerra um ano em que ela batalhou por questões ligadas às mulheres, como o projeto do código emergencial e as palestras, em diversos bairros, cujo tema é ‘Mais Informação e Menos Agressão’.

“E por que é importante criar uma homenagem? Pois na concessão da comenda podemos defender o tema e discuti-lo, com aprofundamento”, ressaltou Andreia, que informou ainda que se o projeto for aprovado, a entrega ocorrerá anualmente em novembro, em alusão ao Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher.

registrado em: ,