Amilton Filho defende continuidade de credenciados na saúde municipal de Anápolis

por marcos — publicado 05/06/2017 15h55, última modificação 05/06/2017 15h55

O presidente Amilton Filho (SD) usou a tribuna, nesta segunda-feira (5.jun), para informar que pretende marcar uma audiência no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), com o objetivo de defender a importância dos credenciados para o sistema de saúde pública de Anápolis.

Segundo o vereador, o TCM tem causado dificuldades para que a prefeitura contrate profissionais credenciados – como médicos, enfermeiros, odontólogos, auxiliares de enfermagem e de saúde bucal –, o que tem causado diversas dificuldades.

O primeiro entrave diz respeito ao próprio atendimento nas unidades de saúde. “E ao cuidar do básico, a UPA [Unidade de Pronto-Atendimento] e o Hospital Municipal seriam desafogados”, ressaltou. Amilton disse ainda que os credenciados são uma alternativa eficaz para gerenciar o sistema público.

Outro motivo para optar por credenciados neste momento é o fato de a Prefeitura de Anápolis ter ultrapassado o limite de gasto com pessoal estabelecido pela lei, portanto não tem condições de contratar mais servidores até resolver a questão. Os credenciados entram nas despesas ordinárias da Secretaria Municipal de Saúde.

“Há outros aspectos. No Programa Saúde da Família, um enfermeiro credenciado pode atuar 40 horas semanais, enquanto o concursado só faz 20 horas. Ou seja, é preciso um número maior de funcionários”, explicou.

Amilton Filho falou que já conversou com a secretária municipal de Saúde, Luzia Cordeiro, e prometeu trabalhar para sensibilizar o TCM quanto a importância dos credenciados para Anápolis. “Vou marcar uma reunião e convidar todos os vereadores para a discussão desse assunto no órgão”, salientou o presidente da Câmara Municipal.

registrado em: ,