Alex Martins se licencia para assumir secretaria municipal e João Feitosa retorna à Câmara

por Orisvaldo Pires publicado 11/09/2021 19h44, última modificação 11/09/2021 19h44
Alex Martins se licencia para assumir secretaria municipal e João Feitosa retorna à Câmara

Alex Martins se licencia para assumir secretaria municipal e João Feitosa retorna à Câmara

Foi publicado na edição de sexta-feira (10.set) do Diário Oficial do Município o Decreto do prefeito Roberto Naves (PP) que nomeia o vereador Alex Martins (PP) como secretário municipal de Indústria, Comércio, Trabalho, Emprego e Renda. Assim, o parlamentar se licencia do mandato na Câmara de Anápolis, e já na segunda-feira (13.set), assume a nova função na administração municipal.

Desde janeiro de 2021 a pasta era comandada pelo ex-deputado federal, o economista Marcos Abrão, que em agosto de 2019 chegou à administração municipal, nomeado secretário da Fazenda. A exoneração, a pedido, de Abrão, também foi publicada no Diário Oficial do Município.

Na manhã de sexta-feira (10.set) Alex Martins se reuniu com o presidente, vereador Leandro Ribeiro (PP) e o vice-presidente, vereador Domingos Paula (PV), quando acertou os detalhes burocráticos para sua licença. Também esteve com Marcos Abrão. “O secretário, como sempre, foi solícito, e gentilmente me mostrou relatórios, prospecções e planejamentos. É preciso reconhecer o trabalho eficiente que ele desenvolveu na secretaria”, disse.

Com a saída de Alex Martins assume o 1º suplente João Feitosa (PP), que nas eleições de 2020 conquistou 1.455 votos, o 17º mais votado no geral. Feitosa foi vereador de 2009-2013. Na eleição seguinte ficou como suplente. Em 2016 outra vez ficou na suplência, mas assumiu o mandado com a saída de Amilton Filho (SD).

Em oito meses de mandato Alex Martins mostra-se satisfeito com a produtividade de seu trabalho. “Ficamos entre os três primeiros que mais produziram projetos de lei, indicações, requerimentos e moções. E lideramos lutas como a busca de transferência para Anápolis do curso de Medicina da UEG”, informou.

Também destacou projetos e leis criados para atender setores como a mobilidade urbana, além da criação do aplicativo ‘Vereador em um clic’ que ampliou sua conectividade com a população. E elogiou a proatividade de sua equipe de trabalho. “Me licencio do mandato com a certeza que o Legislativo anapolino faz um ótimo trabalho, de levar respostas à sociedade e lutar por políticas públicas. Aqui conheci pessoas extraordinárias, entre vereadores e profissionais técnicos, que cumprem com sua responsabilidade junto à população”, avaliou. 

TRAJETÓRIA
Alex Martins começou na vida pública em 2000, no Banco do Povo. Depois passou pela Secretaria de Desenvolvimento Social (servidor); professor e servidor da Universidade Estadual de Anápolis por 11 anos. Disputou a primeira eleição para vereador em 2012 (610 votos) e a segunda em 2016 (1.382 votos/2º suplente).

Em 2013 assumiu a diretoria geral da CMTT, onde permaneceu por três anos e três meses. Em 2017 foi secretário municipal de Educação, pasta que geriu por três anos. Em 2020 foi o 7º mais votado, com 1.753 votos e se elegeu vereador.

A pandemia trouxe impactos para a economia geral e das famílias que Alex Martins prevê ter que enfrentar na condução da Secretaria de Indústria, Comércio, Trabalho, Emprego e Renda. “Afetou lares, economias. É necessário pensar em políticas públicas para retomar e garantir o emprego e o desenvolvimento econômico, seja na prestação de serviço, no comércio ou na Indústria”, projetou.

Alex Martins se mostra estimulado a enfrentar o desafio e a responsabilidade de buscar evolução em aspectos como empregabilidade e sustentabilidade das famílias. Segundo ele a secretaria é “grande” e que vai trabalhar para dar as respostas que a sociedade espera. 

JOÃO FEITOSA
O anapolino João Batista Feitosa, 58 anos, casado, pai de quatro filhos, três netos, formado em Gestão Pública, com pós-graduação também na mesma área, retorna à Câmara após oito meses de ausência. Servidor da Celg por 35 anos, já atuou como assessor especial da Prefeitura.

Na eleição de vereador em 2004 conquistou 1.438 votos, não foi eleito. No pleito seguinte, 2008, se elegeu com 2.401 votos. Em 2010, concorreu ao cargo de senador. Na eleição de 2012, mesmo com 2.401 votos, ficou na suplência. Em 2016, com 1.714 votos, ficou como suplente mas assumiu o mandato com a saída de Amilton Filho, eleito deputado estadual.

Em 2020 obteve 1.455 votos, 17º no geral, e mais uma vez ficou na suplência. Agora volta a integrar a bancada do PP na Câmara, que conta também com Leandro Ribeiro (presidente) e Thaís Souza. João Feitosa incorpora a bancada de sustentação ao Executivo. 

A SECRETARIA
A Secretaria de Indústria, Comércio, Trabalho, Emprego e Renda divulgou este ano dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que situam Anápolis em condição de superação de contratações e saldo positivo em comparação com período anterior. Em 2021, segundo dados do Índice de Cidades Empreendedoras, Anápolis está entre as cem melhores cidades para se empreender no país.

Por meio do Espaço da Oportunidade foram qualificados mais de 4 mil trabalhadores, além de outras centenas via parceria com entidades como Senai e Sebrae. O Espaço da Oportunidade é responsável pelas unidades de qualificação profissional, Telecentros, Centros de Formação Profissional; e das unidades do SINE – Centro e Vila Jaiara.

Está sob responsabilidade da secretaria o Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia de Anápolis (CEITec). É um espaço que, em breve, contará com instalações eficientes e confortáveis, mobiliário, acesso à internet de alta velocidade, ar condicionado, entre outros itens. Um projeto que impulsiona as startups no município. 

A secretaria já promove tratativas com a Universidade Federal de Goiás (UFG), com intuito de instalar laboratórios avançados de tecnologia à extensão de cursos de pós-graduação e pesquisas. A Prefeitura também já se reuniu com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), UniEvangélica, Instituto Federal de Goiás (IFG/Anápolis), entre outros, para a elaboração de projetos de pesquisa em diversas áreas.

registrado em: , ,