Alex Martins ressalta importância da restrição do uso de celulares nas salas de aula em situação que não esteja vinculada ao ensino pedagógico
Alex Martins ressalta importância da restrição do uso de celulares nas salas de aula em situação que não esteja vinculada ao ensino pedagógico
A Lei n. 15.100/2025, que restringe o uso de celulares nas salas de aulas, teve destaque na fala do vereador Alex Martins (PP), na tribuna, na sessão ordinária desta terça-feira (1º.abr). E lembrou que lei semelhante está em tramitação na Câmara de Anápolis. “Um debate que fez com que muitas famílias e educadores comessem a repensar sobre o assunto”, disse.
O uso dos equipamentos eletrônicos, ressaltou Alex Martins, foi fundamental no período da pandemia, com a utilização do ensino remoto. Mas, após a pandemia foi verificado um descontrole nesse processo, o que alertou a todos os envolvidos com a formação das crianças e dos jovens.
O alerta do vereador se refere ao uso excessivo dos equipamentos eletrônicos na sala de aula. Mas ressalta que permanece permitido o uso dessas plataformas no contexto do ensino pedagógico, monitorado pelos professores e pela escola. Lembrou que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) trata da preservação da integridade física, mental, psíquica e moral dos adolescentes, “e a leitura física é uma estratégia interessante”.
Alex Martins chamou atenção para projeto de sua iniciativa, ora em tramitação nas comissões da Câmara, que cria a ‘Rota da Leitura e da Biblioteca sobre Rodas’. A ideia é que uma van ou um ônibus adaptado visite as diversas regiões, para levar os livros para os bairros, uso de fantoches e exposição de livros.
(Foto – Allyne Laís)