Alex Martins indica meios de ajudar no subsídio do transporte coletivo em Anápolis

por Marcos Vieira publicado 01/09/2025 11h41, última modificação 01/09/2025 11h41
Alex Martins indica meios de ajudar no subsídio do transporte coletivo em Anápolis

Vereador Alex Martins discursa na tribuna (Foto: Allyne Laís)

O vereador Alex Martins (PP) falou sobre o transporte coletivo em discurso na tribuna na sessão ordinária dessa segunda-feira (1º.set), ressaltando a necessidade do subsídio público para dar qualidade ao serviço. Ele apontou algumas possibilidades, inclusive sugeridas ao Executivo através de indicações.

“Apresentamos indicação, que pode ser pequena, que é a isenção no ISSQN, que pode contribuir para ajudar a aliviar o sistema. Também é preciso lutar pela isenção do IPVA dos ônibus, assim como a isenção do ICMS do óleo diesel. Isso geraria economia de R$ 300 mil por mês”, explicou.

Alex também frisou que a cobrança da área azul poderia ajudar o transporte coletivo, pois os recursos da cobrança do estacionamento público gerariam ao menos R$ 100 mil mensais.

O vereador ressaltou que o transporte coletivo é um dos principais aspectos da cidade, pois afeta a vida das pessoas, o trânsito das vias e o desenvolvimento econômico. “É preciso um olhar carinhoso para essa situação, para que a cidade seja local seguro que possibilita a integridade das pessoas”, destacou.

Alex Martins lembrou que o transporte público é um direito social e a falta dele gera risco. Portanto, o financiamento é garantir qualidade ao serviço. “Por isso fiquei feliz com a proposta vinda do Executivo”, completou.

O vereador disse ainda que não se pode perder as conquistas, como os corredores de ônibus, a integração e as estações de nível na Avenida Fernando Costa. “Temos gratuidades, mas tudo isso gera um custo, mas não podemos perder o que conquistamos. Cabe um momento de diálogo, conversas, entender a operação e se espelhar em municípios que criaram alternativa. Incentivar o transporte coletivo, com um transporte de qualidade que nos atenda. Temos de ter muita cautela de saber o que está acontecendo. Se o embate continuar nos tribunais, o carro individual vai ganhar essa guerra”, finalizou.

registrado em: ,