Alex Martins defende implantação de sistema de estacionamento rotativo eletrônico e por aplicativos

por Orisvaldo Pires publicado 03/05/2021 11h30, última modificação 03/05/2021 11h30
Na sessão ordinária desta segunda-feira (3.mai) o vereador Alex Martins (PP) defendeu a implantação do sistema de estacionamento pago rotativo por meios eletrônico e aplicativos. A fala do vereador ocorre no contexto do início do ‘Maio Amarelo’, período reservado a discussões, debates e conscientização sobre o trânsito. Segundo ele momento para oferecer sugestões e propor ações nas áreas de trânsito e transporte.
Alex Martins defende implantação de sistema de estacionamento rotativo eletrônico e por aplicativos

Alex Martins defende implantação de sistema de estacionamento rotativo eletrônico e por aplicativos

Alex Martins lembra que as ações de orientação sobre o trânsito acontecem em 27 países e mais de 1,5 mil municípios. Reconheceu o trabalho da Comissão de Urbanismo, Transporte, Obras, Serviços e Meio Ambiente que debate este tema. Sobre o estacionamento rotativo eletrônico e por aplicativos, disse que inúmeros municípios brasileiros já se utilizam desse sistema. “Esta ação vai trazer novos clientes para o comércio, vagas especiais em maior número e aumentar divisas para os comerciantes que trabalham para desenvolver o nosso município”, lembrou.

A Companhia Municipal de Trânsito, Transporte e Serviços Urbanos, ressaltou Alex Martins, faz estudo neste sentido, para realizar licitação para contratar empresa que vai operar este sistema. Citou que a Lei nº 2.793/2001, que implantou as áreas Azul e Verde, já previa a criação de espaço por meio de zoneamento com cartão perfurado ou qualquer outro sistema mais conveniente. “Já se vão vinte anos. Precisamos modernizar o sistema, garantir a rotatividade, para que a pessoa se desloque sabendo que vai encontrar vaga para estacionar”, explicou.

Segundo Alex Martins estão cadastrados em Anápolis 270 mil veículos. Por outro lado salientou que existem apenas mil vagas de zoneamento da Área Azul, “ou seja, menos de um por cento dos veículos cadastrados”. Por fim, pediu agilidade para que esse novo sistema seja implantado e que o estacionamento rotativo pago eletrônico e por aplicativos sejam estendidos para outras vias com grande tráfego em setores mais afastados do centro da cidade. “E que possamos democratizar o sistema, com preço justo”, concluiu.

(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)

registrado em: ,