AGOSTO LILÁS - Procuradoria da Mulher, da Câmara Municipal, orienta população sobre violência contra a mulher

por Orisvaldo Pires publicado 20/08/2021 09h35, última modificação 20/08/2021 09h35
AGOSTO LILÁS - Procuradoria da Mulher, da Câmara Municipal, orienta população sobre violência contra a mulher

AGOSTO LILÁS - Procuradoria da Mulher, da Câmara Municipal, orienta população sobre violência contra a mulher

A Câmara de Anápolis, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, promoveu na manhã desta quinta-feira (19.ago), ação educativa denominada ‘Agosto Lilás’, na Praça Bom Jesus, região central da cidade. O objetivo é conscientizar as pessoas quanto à importância de se combater a violência contra a mulher e de denunciar os casos dos quais tenham conhecimento.

A ação contou com a participação da procuradora da Mulher, vereadora Cleide Hilário (Republicanos); os vereadores Wederson Lopes (PSC), Delcimar Fortunato (Avante), Cabo Fred Caixeta (Avante) e Seliane da SOS (MDB). Com apoio da equipe da Patrulha Maria da Penha (Anápolis), comandada pela capitão Daiene Holanda Ferreira.

A equipe fez panfletagem na região interna da Praça Bom Jesus e, na sequência, no cruzamento das ruas Engenheiro Portela com Barão do Rio Branco. As pessoas abordadas receberam um panfleto com informações sobre como denunciar agressões contra a mulher e recebiam com atenção as orientações dos vereadores e dos integrantes da Patrulha Maria da Penha.

A professora Priscila da Silva Souza, uma das pessoas abordadas pela equipe, disse que esse tipo de ação é importante para que as mulheres se conscientizem e saibam que tem vários recursos para assisti-las, “para que não fiquem caladas diante da violência”. Cleide Hilário lembrou que a ação educativa também celebra os 15 anos da Lei Maria da Penha, completados no dia 7 de agosto. “A campanha Agosto Lilás orienta as mulheres e toda a população sobre a realidade dos casos de agressão”, disse. 

AÇÃO PÚBLICA
Fred Caixeta explicou que a Procuradoria da Mulher, criada na Câmara de Anápolis, é mais uma ferramenta para ajudar as mulheres vítimas de agressões, “muitas vezes dentro de casa”. Wederson Lopes chama a atenção para o aumento da violência contra a mulher no período de pandemia, “por isso essa ação é importante, além de conscientizar e orientar as mulheres, mostra que o poder público não está omisso”.

Seliane da SOS lembrou que a ação educativa mostra à mulher que ela não está sozinha, que tem o apoio das mulheres da Câmara Municipal e do abrigo Projeto Esperança, que assiste a mulher e seus filhos. Delcimar Fortunato entende que a violência contra a mulher se agrava em momentos como este, de pandemia, “temos que conscientizar e apoiar as mulheres”. 

MARIA DA PENHA
A comandante da Patrulha Maria da Penha em Anápolis, capitão Daiene Holanda Ferreira, disse que as ações de sua equipe para ajudar a vítima “é mais que trabalho, é um instrumento de Deus”. Segundo ela a mulher confia e se entrega ao companheiro. E são surpreendidas pela violência moral, sexual, patrimonial, física e psicológica. “Orientamos essa vítima, para que ela entenda que o que está passando é uma situação de violência. Infelizmente tem algumas que já tem uma cultura, que dificulta mostrarmos à ela a realidade da Lei Maria da Penha”, concluiu.

A Patrulha Maria da Penha foi criada há pouco mais de cinco anos em Anápolis. Para entender a essencialidade desta patrulha, a Capitão Daiene informou que, em julho deste ano, foram atendidas 14 ocorrências reativas, 219 acompanhamentos com medidas protetoras, 13 apoios, 33 monitoramentos, 9 averiguações e 66 visitas comunitárias.

As mulheres vítimas de violência têm vários canais para encaminhar denúncias e pedir socorro. Pode ligar no 180, número da Patrulha Maria da Penha, ou mesmo no 190, da Polícia Militar. E no 9.9408-5979, da Procuradoria Especial da Mulher. O enfrentamento à violência contra a mulher é tema sempre presente nas ações da Câmara Municipal de Anápolis. A Mesa Diretora oferece toda a estrutura e as condições necessárias para que os vereadores atuem nesta área específica.

(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)