Ação sobre pessoa com deficiência teve palestras sobre direitos, acessibilidade e discriminação

por Orisvaldo Pires publicado 06/12/2021 09h45, última modificação 06/12/2021 09h44
O vereador Reamilton Espíndola (Republicanos) avaliou como de “fundamental relevância” as orientações feitas às pessoas com deficiência, familiares e instituições assistentes, durante a ação que lembrou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, realizada na manhã de sábado (4.nov), no Hall da Câmara Municipal de Anápolis. Dezenas de pessoas acompanharam as palestras. O tema que norteou o debate neste ano é ‘Liderança e participação das pessoas com deficiência por um mundo pós-Covid-19 inclusivo, acessível e sustentável’.
Ação sobre pessoa com deficiência teve palestras sobre direitos, acessibilidade e discriminação

Ação sobre pessoa com deficiência teve palestras sobre direitos, acessibilidade e discriminação

Um dia antes, em 3 de dezembro, Reamilton Espindola e sua equipe saíram às ruas da cidade para conscientizar as pessoas em geral sobre essa temática. Foram distribuídos panfletos e realizada orientação no corpo-a-corpo. “O dia 3 de dezembro tornou-se uma data de referência na conscientização sobre a pessoa com deficiência. A partir de 1982 essa celebração foi estabelecida pela ONU. Desde então o mundo inteiro faz ações voltadas para pessoa com deficiência nesta data”, disse o vereador.

A programação desenvolvida no sábado (4.nov), na Câmara, teve início com a palestra da advogada especialista no direito da pessoa com deficiência e co-autora da cartilha dos direitos da pessoa com deficiência, Danielly Carvalho. Um dos temas abordados foi a relação entre os avanços no aspecto social e do aspecto legal. Citou a importância do conhecimento, tratou de políticas de inclusão, o Estatuto da Pessoa com Deficiência, enumerou os direitos das pessoas com deficiência, igualdade, discriminação e acessibilidade.

Também foi realizada palestra pela gerente executiva do INSS de Anápolis, Katianne Alves Barbosa. Suas orientações foram voltadas ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS). “Um dos objetivos dessa ação é também conscientizar sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos sociais, como político, econômico e cultural. Sempre com a intenção de garantir uma boa qualidade de vida e dignidade às pessoas com deficiência”, concluiu Reamilton Espíndola.