Audiência pública debate aborto e defesa da vida

por Fernanda Morais publicado 22/05/2024 11h20, última modificação 23/05/2024 15h36
Audiência pública debate aborto e defesa da vida

Vereador Hélio Araújo é contra o aborto (Foto: Guto Neves)

O vereador Hélio Araújo (PL),  foi o autor da audiência pública que debateu a Defesa da Vida e posicionamento contra o aborto”. O evento foi realizado na noite da última terça-feira (21.mai) no plenário da Câmara Municipal de Anápolis.

O vereador destacou que seu compromisso é com a defesa da família e frisou ser contra a viabilização de qualquer lei que autorize o aborto no Brasil. “E vivemos esse momento crítico tanto no Congresso quanto no STF. Temos uma moção de repúdio, de nossa autoria e encaminhada ao congresso contra essa discussão”, 

O evento contou com a palestra do Padre Luiz Carlos Lodi, sacerdote pela Diocese de Anápolis e atual vice-presidente da Associação Pró-Vida de Anápolis. O religioso falou sobre o trabalho que a associação realiza com gestantes e mães de todo o Brasil e ainda sobre o aborto que começa quando mulheres fazem a opção de fazer uso de contraceptivos.

A deputada federal pelo Rio de Janeiro, Chistine Tonietto (PL), presidente do PL Mulher do Rio de Janeiro e atual presidente da Frente Parlamentar Mista Contra o Aborto e em Defesa da Vida na Câmara Federal também foi palestrante da noite. A deputada se mostrou contrário ao aborto independente da idade gestacional. 

“O aborto é um assassinato, não importa se ele é feito com cinco semanas ou com 22 semanas. Hoje temos muitas pessoas que atuam como promotores da cultura da morte e que querem, a todo custo, promover o aborto com infinitas justificativas escondidas atrás de linguagens que se resumem em aborto. Continuemos vigilantes”, disse a deputada. 

A última palestra da noite foi realizada pela professora da Faculdade de Direito da Unievangélica, Liliana Bittencourt. Liliana é juíza de direito e pós-graduada em direito civil e direito da família. 

“Hoje não temos nenhuma lei que trate, autorize ou estimule o aborto legal, temos artigos que tratam sobre o consentimento em algumas determinadas situações como estupro, risco de morte para mãe ou casos de anencefalia. E todos nós que participamos dessa audiência podemos replicar as informações dessa audiência”, disse a professora.

Participaram ainda da audiência pública o deputado estadual Major Araújo (PL), presidente da Associação Pró- Vida, Padre Matheus Trautenberguer, a presidente do PL Mulher de Anápolis, Janete Missaé Araújo, a empresária Carla Lima Corrêa, e o pastor Leandro Alencar da Igreja Adventista.

“Vereador Hélio, o senhor pode contar comigo sempre que precisar debater essa pauta que é uma constante no meu gabinete na Assembleia Legislativa. Somos contra o aborto, contra a liberação das drogas e a favor da família”, disse o deputado Major Araújo.

O pastor Leandro Alencar citou que o os “seres humanos foram criados a imagem de Deus e que um dos dons concedidos por Deus é a procriação. É um dom sagrado que deve ser valorizado e estimado. Toda gestação, no plano de Deus, é demonstração de amor entre um homem e uma mulher que comprometidos um com o outro geram a vida”, disse.

A audiência pública foi finalizada com a participação de todos os presentes. Foi aberto espaço para realização de perguntas que questionaram os palestrantes sobre o dever dos políticos na questão de evitar a legalização do aborto no País, sobre a efetivação de leis que proíbam a prática e ainda sobre o endurecimento das leis para quem realiza o aborto. 

registrado em: