2º Simpósio ‘Rompendo o Silêncio’ alerta para proteção permanente de crianças e adolescentes

por Fernanda Morais publicado 31/05/2023 08h04, última modificação 31/05/2023 08h04
2º Simpósio ‘Rompendo o Silêncio’ alerta para proteção permanente de crianças e adolescentes

Foto: Lucas Guedes / Elive Produtora

Na noite da última terça-feira, 30, a Câmara Municipal de Anápolis realizou o 2º Simpósio ‘Rompendo o Silêncio’. O evento faz parte do Maio Laranja, mês dedicado ao combate a violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes.  

A iniciativa partiu das vereadoras, Cleide Hilário (Republicanos) e Seliane da SOS (MDB). As parlamentares são presidente e vice, respectivamente, da Frente Parlamentar de Combate a Violência e Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes .

“Queremos mostrar para nossa sociedade que a atenção, os cuidados e a proteção as nossas crianças e adolescentes, não podem ficar restritos apenas ao dia 18 de maio, ou ao longo da programação do mês onde damos visibilidade ao tema”, disse Cleide Hilário.

A vereadora Seliane da SOS disse que a Câmara de Anápolis atua como parceira da rede de proteção a criança e ao adolescente. “O simpósio é também uma maneira de dar voz as vítimas e promover a conscientização de toda a comunidade sobre a gravidade desses crimes”, disse a vereadora. 

Um dos palestrantes do simpósio foi o juiz da Infância e da Juventude em Anápolis, Carlos Limongi Sterse. O magistrado elogiou a iniciativa e falou sobre a importância de todos os presentes serem multiplicadores das informações debatidas durante o evento.

“Falar sobre casos de abusos de crianças e adolescentes dói na alma, mas precisamos entender que existe e precisa ser combatido. Por isso quero ressaltar a importância da denúncia em qualquer situação de desconfiança de abuso sexual ou de violência contra criança ou adolescente”, frisou o juiz.

Para Limongi, é papel de toda sociedade garantir a proteção das crianças e adolescentes. Segundo o juiz, lamentavelmente a maioria dos casos de violência contra menores acontecem dentro de casa, sendo o agressor alguém próximo da vítima.

“Se houver suspeita, denuncie. Não tenha medo, mesmo que o agressor seja alguém próximo, ou conhecido. Seja um familiar, um amigo, um estranho denuncie. A comunicação do crime é anônima. Chamo atenção das escolas também. Ao perceber qualquer alteração comportamental na criança, acione ajuda. Temos todos que nos unir para salvar as nossas crianças e adolescentes", reforçou o juiz.

Ainda em sua palestra Carlos Limongi convidou todos os presentes para participar de mais uma edição da Caminhada “Eu sou do bem eu sou de Deus”, que será realizada na quarta-feira, 31, com concentração a partir das 18h no Parque Ipiranga.

“Vamos fazer um barulho do bem. Falar sobre a responsabilidade da família em proteger e educar suas crianças, falar sobre o papel das escolas nesse cenário. Nessa ação vamos trabalhar o tema Paz nas Escolas. E eu repito, o bem precisa sobressair ao mal. E cada um precisa fazer a sua parte”, falou o magistrado.

O Pastor, coordenador político e articulador de projetos sociais e ações humanitárias em Goiás, Wellington Cardoso, abordou o tema “Abuso sexual infantil: uma realidade sombria que exige ação e conscientização”.

Além de ressaltar a importância da denúncia, Wellington Cardoso destacou que é preciso trabalhar políticas públicas que contribuam para um futuro seguro e justo  para as crianças e adolescentes de Anápolis e de todo o mundo. “Enquanto estamos participando desse simpósio temos crianças sendo violentadas a cada hora. É preocupante e o tema precisa ser discutido”, falou.

Wellington lembrou que lamentavelmente durante o período de pandemia muitas vítimas de crimes de violência e de abuso sexual foram silenciadas porque estavam fechadas com seus agressores. 

“Depois as denúncias começaram a aparecer novamente. E nos projetos sociais que trabalhamos vemos muitas famílias com fome, mas, nada traz tanta dor quanto o cenário de encontrar e trabalhar com vítimas de abuso e exploração sexual. Esse ciclo precisa ser quebrado. Que essas informações desse simpósio sejam repassadas ao nosso meio para salvar vidas”, frisou o palestrante.

A última palestra do simpósio foi a do gestor de RH, fundados do Instituto Family Comunicação Avançada e psicanalista, Samuel Rolindo Gomes. Ele falou sobre a necessidade de se transformar a sociedade com o tema “Quebrando o ciclo de violência e promovendo a recuperação para construção de uma cultura de paz".

“Todo discurso e orientação é importante. Mas precisamos agir. As nossas crianças, as menores, principalmente, não conseguem agir para se proteger”,  alertou Samuel Gomes. 

O psicanalista chamou atenção de pais e responsáveis sobre a importância de trabalhar a orientação, informação e prevenção com as próprias crianças e adolescentes para que eles também entendam o que pode e o que não podem fazer e quando buscar ajuda.

“Devemos ensinar a criança sobre as suas partes íntimas, onde ela pode e não pode tocar no outro ou ser tocada, falar sobre sentimentos, sobre respeito ao próximo. A criança e o adolescente precisa entender quando ela está sendo ameaçada, e ainda, quando, onde e como buscar ajuda. Trabalhar a prevenção traz bons resultados”, explicou.

Samuel frisou que uma das formas eficazes de proteção para as crianças e adolescentes está no ensinar e orientar. “E quando acontecer o crime é fundamental que se busque ajuda, que se puna o agressor de forma eficiente e cuidar para que essa vítima seja tratada para evitar marcas e traumas futuros”, concluiu.

Ainda durante o evento, a presidente da Associação Artemis de Anápolis, Daniela Nava apresentou aos presentes o projeto “Almofada Legal”, desenvolvido por ela e trabalhado na rede de proteção a crianças e adolescentes de Anápolis e região.

“A almofada é didática, traz a figura de um menino e uma menina ensinando sobre  onde a criança não pode tocar ou ser tocada. Uma maneira lúdica de trabalhar a prevenção”, explicou Nava.

Presenças

Estiveram presentes no simpósio:

Isaías Ribeiro - Vereador de Goiânia
Marcos Miranda - Vereador em Aparecida de Goiânia
Rosa Bravo - Secretária Estadual das Mulheres Republicanas de Goiás
Juceliane Teles - Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres
2º Sargento da Polícia Militar - Daiane Holanda
Soldado Paulo Ribeiro - Patrulha Maria da Penha
Daniela Nava - Presidente da Associação Artemis de Anápolis
Tenente-coronel Altieri - Comandante do Corpo de Bombeiros de Anápolis

 

registrado em: