“Cuidar de si é um ato de amor”: Câmara realiza programação alusiva ao Outubro Rosa
Conscientizar sobre a importância do autocuidado para prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Esse é o objetivo de uma programação, iniciada na manhã desta sexta-feira (3.out) na Câmara Municipal, alusiva ao Outubro Rosa, mês dedicado a essa causa. A programação incluiu palestra sobre saúde da mulher, mas também outras ações, como apresentação sobre colorometria pessoal, além de disponibilização de massagem, skin care e maquiagem.
Coordenadora da Escola do Legislativo, responsável pela programação, Elma Parreira, agradeceu a disponibilidade da presidência da casa para acolher a programação. “Me sinto grata de fazer parte dessa equipe onde as ideias são abraçadas”, comentou.
A presidente da Câmara, Andreia Rezende (Avante) aproveitou seu discurso para reforçar os avanços da Câmara na equidade de gênero. Como primeira mulher a presidir ela Casa, ela destacou que atualmente as mulheres já ocupam mais da metade das superintendências, diretorias, chefias e dos cargos gerais do Legislativo.
“Eu entendo que homens e mulheres, eles não disputam, eles se complementam por uma realidade. No entanto, nós sabemos que vivemos numa sociedade muito machista e que os lugares de decisão eram ocupados majoritariamente por homens”, pontuou. Ela destacou que as mulheres ainda enfrentam jornadas duplas ou triplas, que vão além do emprego, e convidou as servidoras presentes a tirarem sempre um tempo para cuidarem de si mesmas.
A preocupação com o cuidado diário também foi reforçada pela vereadora Capitã Elizete (PRD), que celebrou o “auditório lotado de mulheres” na Câmara. “Nós sabemos que hoje o tempo é muito corrido, a gente não para, então são importantes esses momentos da gente falar, refletir, aprender um pouco”, comentou.
Já a vereadora Seliane da SOS (MDB) destacou o “senso de responsabilidade feminino” com a família, que é tão grande, que “às vezes esquecemos da gente”, enquanto Alex Martins (PP) pediu que todos ajudem a levar “informação e conscientização onde estiverem”.
Por fim, a secretária municipal de Educação de Anápolis, Adriana Rocha, também prestigiou o início da programação e destacou. “Quando falamos de Outubro Rosa, o primeiro passo é o diagnóstico e a prevenção”, reforçou.