“A discussão da pauta feminina entrou de fato no cenário político”

por marcos — publicado 08/03/2021 08h05, última modificação 08/03/2021 08h39
“A discussão da pauta feminina  entrou de fato no cenário político”

“A discussão da pauta feminina entrou de fato no cenário político”

A luta pelos direitos das mulheres é um dos motivos que levou a advogada Andreia Rezende a ingressar na política e, em 2020, ser eleita para a Câmara Municipal de Anápolis.

Há, claro, a vocação familiar e a militância classista, mas a mola propulsora passa pela vontade de ampliar o protagonismo feminino no poder público.

Andreia sempre dedicou parte da sua carreira às palestras voltadas para as mulheres, a assistência àquelas que são vítimas de violência e o incentivo para que cada uma construa a sua própria trajetória. Ela é a única representante de Goiás em um dos maiores projetos de liderança no país, o "Vamos Juntas na Politica".

Agora, no Poder Legislativo, a vereadora tem feito projetos que confirmam essa sua missão. A seguir, Andreia Rezende fala sobre o que pensa da mulher na política e o que representa o 8 de março.      

Qual a importância da participação da mulher na política?

A importância da mulher na política é inerente da democracia. A ausência de mulheres nos cargos de poder e/ou sua sub-representação não propicia um debate adequado em torno de questões fundamentais, como gênero, violência, saúde, segurança, dentre outros.

Acredito que a presença de mulheres na política proporcionará um maior diálogo e um pensar mais abrangente em torno de questões que estejam relacionadas às pautas femininas.

A Câmara tem a maior bancada feminina de sua história. Que avanços isso pode trazer para as ações voltadas às mulheres anapolinas?

Num sentido estrito, uma defesa maior das pautas femininas, defesa dos seus direitos, compreensão de suas necessidades, que reflete em políticas públicas mais eficientes e adequadas, porque serão pensadas, legisladas por quem de fato vive e entende da pauta.

No sentido macro existem pesquisas que provam que mais mulheres nos espaços de poder reduzem a corrupção e aumentam investimento em saúde e educação. Por isso, é de interesse de toda a sociedade que existam mais mulheres na política.

 Neste dia 8 de março as mulheres têm motivos para comemorar?  Em que campo é necessário avançar?

Temos sim muito motivos a comemorar. A discussão da pauta feminina entrou de fato no cenário político e isso tem uma importância enorme.

Por outro lado, sabemos que existe um longo caminho a trilhar. Basta uma crise como a que vivemos agora, que se evidencia as mazelas femininas. A violência contra as mulheres aumentou significativamente, foram as primeiras a perderem seus empregos, as mais afetadas pelo fato de somar-se a elas o trabalho em casa, com afazeres domésticos e educação dos filhos, que por consequência vem gerando diversos problemas psicológicos.

Portanto, reconheço aqui a minha responsabilidade de estar no Legislativo e ser uma voz que compreende essa realidade e atua para transformá-la.

Foto: Assessoria

Edição: Marcos Vieira

registrado em: ,