Destaques

por anl — publicado 03/08/2016 16h50, última modificação 09/02/2021 17h41

Pré-candidato a prefeito do PSOL, Eugênio Lourenço Dias é recebido na presidência da Câmara

por Marcos Vieira publicado 26/04/2024 12h54, última modificação 26/04/2024 12h54
Pré-candidato a prefeito do PSOL, Eugênio Lourenço Dias é recebido na presidência da Câmara

(Foto: Ismael Vieira)

O presidente Dominguinhos do Cedro (PDT) recebeu, nesta sexta-feira (26.abr), o pré-candidato a prefeito do PSOL, Eugênio Lourenço Dias, dando sequência aos encontros com aqueles que colocaram o nome como possíveis postulantes à disputa majoritária em Anápolis.

Eugênio recebeu de Dominguinhos uma cópia do projeto de lei complementar que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2025.

“É o Poder Legislativo contribuindo com o debate. Quem ganha com isso é a população anapolina, que terá uma campanha com propostas corretas para a cidade. A gente preza sempre pela transparência e é dessa forma que a nossa gestão tem conduzido a Câmara na nossa cidade”, disse Dominguinhos.

Eugênio afirmou que recebeu o convite para a visita com muita alegria. “Ao ver a sensibilidade do presidente, essa transparência com todos os pré-candidatos para que possamos levar nossa mensagem ao eleitor a partir da realidade dos números que é apresentada a nós via LDO”, destacou.

Segundo o pré-candidato, o conhecimento sobre o orçamento municipal impede que algum postulante crie “invencionices”. “Ninguém vai trabalhar com invencionices, porque já temos a noção do que vai caber no cofre municipal. Essa transparência vai ajudar muito na formação dos planos de governo”, completou.

Também esteve na visita o presidente municipal do PSOL, Marcelo Moreira, e o membro do partido Alexandre Righy.

Já passaram pela Câmara os pré-candidatos do PSD – João Gomes, Jader Melo e Karim Abrahão – e da federação PSDB-Cidadania, Hélio Lopes (PSDB) e Michel Roriz (Cidadania).

Câmara de Anápolis recebe os dois pré-candidatos da federação PSDB-Cidadania

por Marcos Vieira publicado 25/04/2024 12h52, última modificação 25/04/2024 12h52
Câmara de Anápolis recebe os dois pré-candidatos da federação PSDB-Cidadania

(Foto: Ismael Vieira)

Na série de encontros do Poder Legislativo com os pré-candidatos a prefeito de Anápolis, o presidente Dominguinhos do Cedro (PDT) recebeu, nesta quinta-feira (25.abr), os nomes da federação PSDB-Cidadania, Hélio Lopes (PSDB) e Michel Roriz (Cidadania).

Os dois postulantes à candidatura majoritária foram recebidos também pelos vereadores Cabo Fred Caixeta (PRTB) e Leandro Ribeiro (MDB).

“Estamos dando continuidade à proposta de abrir diálogo com aqueles que querem governar nossa cidade”, disse o presidente Dominguinhos. O presidente entregou aos pré-candidatos uma cópia do projeto que institui a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2025, em tramitação na Casa.

“Fico muito feliz de retornar a essa Casa, em uma oportunidade diferenciada. Geralmente passo por aqui, mas em algum evento. O evento de hoje é acolhedor, por isso já externei ao presidente a nossa gratidão, os nossos sinceros agradecimentos em nome do PSDB anapolino, em nome do PSDB goiano e até nacional, por essa atitude diferenciada de receber os pré-candidatos aqui nessa Casa”, disse o pré-candidato tucano Hélio Lopes.

“É importante a Câmara Municipal, através do presidente Domingos, ter a iniciativa democrática de chamar os pré-candidatos. Ainda que a federação tenha dois [nomes], é importante para o âmbito democrático, para a discussão das políticas públicas, apresentar nomes e a capacidade de cada pré-candidato em poder gerir uma cidade tão rica e tão importante quanto Anápolis”, disse o pré-candidato Michel Roriz.

Câmara aprova em sessão extraordinária híbrida projeto que garante fomento à 65ª Expoana

por Marcos Vieira publicado 25/04/2024 11h35, última modificação 25/04/2024 12h30
Câmara aprova em sessão extraordinária híbrida projeto que garante fomento à 65ª Expoana

(Foto: Ismael Vieira)

A Câmara de Anápolis aprovou em sessão extraordinária, na manhã desta quinta-feira (25.abr), projeto de lei do prefeito Roberto Naves (Republicanos) que autoriza o Poder Executivo a firmar Termo de Fomento com o Sindicato Rural, em apoio à realização da Exposição Agropecuária de Anápolis (Expoana). Entre os presentes, somente a vereadora Dra. Trícia Barreto (MDB) foi contrária à propositura. 

A sessão dirigida pelo presidente Dominguinhos do Cedro (PDT) foi híbrida, com a participação de vereadores no plenário Teotônio Vilela e também de maneira remota, via internet.

Uma emenda modificativa, assinada pelo relator ainda na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), aprovada em plenário na sessão extraordinária, autorizou a ampliação do repasse ao Sindicato Rural de R$ 200 mil para R$ 300 mil.

A Expoana chega a sua 65ª edição e está programada para acontecer de 30 de abril a 5 de maio. “Cumpre mencionar que a agropecuária desempenha papel de grande importância na economia do país e dos municípios, visto que as exposições agropecuárias movimentam a economia local e geram empregos temporários, além de oferecer a exibição de animais e produtos agrícolas”, escreveu o prefeito na justificativa do projeto de lei.

Sessão solene celebra Dia Mundial da Educação com homenagem a professores e professoras

por Marcos Vieira publicado 25/04/2024 12h25, última modificação 25/04/2024 12h27
Sessão solene celebra Dia Mundial da Educação com homenagem a professores e professoras

(Foto: Guto Neves)

Uma sessão solene realizada na noite de quarta-feira (24.abr), no plenário Teotônio Vilela, celebrou o Dia Mundial da Educação, com a entrega de moções de aplauso para professores que atuam em diferentes áreas na cidade de Anápolis.

O Dia Mundial da Educação, em 28 de abril, foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2000, durante o Fórum Mundial de Educação realizado exatamente nesta data, na cidade de Dakar, no Senegal.

O evento foi proposto pelo vereador Professor Marcos (PT), que destacou a proposta de levar ao Poder Legislativo, educadores de diversas áreas, níveis, etapas e modalidades.

“Uma homenagem àqueles que brilham em seu trabalho e que tem dado contribuição muito interessante para construção de uma educação pública, gratuita e de qualidade, mas também para professores que atuam na rede privada, ou professores que atuam em outras modalidades, na cultura, na arte, no esporte, mas que ajudam a construir a nossa cidade”, disse o vereador.

Estiveram na mesa diretiva da sessão solene, ao lado do vereador Professor Marcos, três professoras consideradas fundamentais para a educação anapolina: Mirza Seabra Toschi, Nádia Maria Farias e Virgínia Maria Pereira Melo.

Homenageadas e homenageados:

ADÉLIA MARTINS DA SILVA
ALESSANDRA DOS SANTOS MOREIRA
BEATRIZ GOMES
CAMILA LEITE
CÁRITA LOHANA PIRES DE ABREU
CÁTIA REGINA RODRIGUES
CÉLIA MARIA PIRES DE SOUZA
CÉSAR LOPES DE ASSIS
CHRISTINA ELIZABETH DE ALMEIDA CARNEIRO
CLEIDE THATIANE SILVA RIBEIRO
DANUTHA CAMILA EUGÊNIO DUARTE ROMEIRO
DARLENICE VIEIRA LEITE DOS SANTOS
DIONATAS NASCIMENTO LISBOA
ELAINE EUZÉBIO DE LIMA
ELEUSA APARECIDA SILVA
ELIANE PORTELA NASCIMENTO
ESTHER CRISTINE MOTA CAVALCANTI
FATIMA ROSANGELA PADILHA MENESTRINO
FERNANDA VASCONCELOS
FRANCISCO ANDRADE CASTELO BRANCO
FRANCISCO SOUSA DA SILVA
GISELLE DE SOUZA MARTINS BATISTA
GIOVANA ALMEIDA D´ABADIA
ISA MATIAS DOS SANTOS
IVANA MARIA VIANA BRAGA
JORGE MANOEL ALMACINHA COSTA
LUIZ AUGUSTO COSTA
MARCUS VINÍCIUS GOMES SILVA
MARIA ALVES DE OLIVEIRA CARLOS
MARIA ORIDES DA SILVA CUNHA
MAYSA MENDONÇA GOMES PECLAT
MIRZA SEABRA TOSCHI
NÁDIA MARIA FARIAS VAZ
PAULA CRISTINA TEÓFILO MARTINS
TÁLLITON TÚLIO ROCHA LEONEL DE MOURA
THAIS FERNANDA PEREIRA RODRIGUES
VALDINÉIA OLIVEIRA ALVES
VALÉRIA AUGUSTA DOS SANTOS
VANESSA DE SOUZA VIEIRA
VERA MOTA DA SILVA
VIRGÍNIA MARIA PEREIRA DE MELO
WALLAN PEREIRA DA SILVA
WÂNIA AIRES RODOVALHO GUIMARÃES

Câmara inicia reuniões com pré-candidatos a prefeito de Anápolis; nomes do PSD são os primeiros

por Marcos Vieira publicado 24/04/2024 12h48, última modificação 24/04/2024 12h48
Câmara inicia reuniões com pré-candidatos a prefeito de Anápolis; nomes do PSD são os primeiros

(Foto: Ismael Vieira)

A Câmara de Anápolis começou, nesta quarta-feira, 24, a receber pré-candidatos a prefeito, em uma iniciativa de abrir diálogo com todos aqueles que se colocam como pretensos postulantes à disputa majoritária deste ano.

Estiveram na presidência da Casa os pré-candidatos do PSD, João Gomes, Jader Melo e Karim Abrahão. Eles foram recebidos pelo presidente Dominguinhos do Cedro (PDT), em um evento que também contou com o vereador Reamilton Espíndola (Podemos) e dois ex-vereadores, Valdair de Jesus e Paulo de Lima.

“Essa é uma iniciativa positiva do Poder Legislativo, mostrando que a Câmara tem compromisso com a cidade de Anápolis, tem compromisso com o eleitor anapolino. Estamos conversando com os pré-candidatos e entregando a eles a LDO. Aproveitamos para tirar dúvidas e mostrar que o Legislativo está sempre do lado da população anapolina”, ressaltou Dominguinhos.

O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), atualmente em tramitação na Câmara, de autoria do Executivo, traçará as bases para a confecção do orçamento municipal para 2025, que será gerido pelo prefeito eleito em outubro. Daí a ideia de entregar uma cópia para cada pré-candidato, para que os planos de governo possam ser feitos baseados na realidade financeira da máquina pública.

O pré-candidato Karim Abrahão classificou a iniciativa como “fantástica”. “Tendo acesso a números, o que está sendo feito aqui, nós, como pré-candidatos, podemos definir qual vai ser a nossa atuação. Quero parabenizar a Câmara e todos os vereadores através do presidente Dominguinhos”, ressaltou.

João Gomes comentou que o projeto é “altamente positivo”. “A Câmara aparece em um momento importante da cidade. É um pleito que se avizinha e o papel da Câmara é importante durante a gestão, mas também nessa pré-campanha. Parabéns ao presidente, aos 23 vereadores. Agradeço a oportunidade dada ao PSD”, afirmou.

Jader Melo também classificou a visita como “importantíssima”. O pré-candidato destacou o significado de se discutir o orçamento de 2025, algo que preciso ser bem pensado, pois os pré-candidatos precisam colocar os investimentos que a cidade precisa.

Câmara faz homenagem em comemoração aos 74 anos do INMCEB

por Fernanda Morais publicado 23/04/2024 16h45, última modificação 23/04/2024 16h46
Câmara faz homenagem em comemoração aos 74 anos do INMCEB

Homenagem aos 74 anos do INMCEB - Foto: Geraldo Fleury

O presidente da Câmara Municipal de Anápolis, vereador Domingos do Cedro (PDT), recebeu nesta terça-feira (23.abr),a diretoria do Instituto de Medicina do Comportamento Eurípedes Barsanufo (INMCEB), mais conhecido por Sanatório Espírita.

Na ocasião os presentes receberam um Certificado de Honra ao Mérito pelos 74 anos de serviços prestados no setor de saúde mental em Anápolis, em Goiás e em todo Brasil.

“Sabemos que o instituto é referência nacional na área de saúde mental e que dá suporte não apenas aos pacientes, mas para toda a família dos assistidos. Hoje queremos deixar o Poder Legislativo a disposição para ser parceiro do hospital”, disse o presidente Dominguinhos. 

Uma das ações que serão realizadas, de acordo com o presidente, é a busca de emendas parlamentares para o INMCEB. “Como fizemos recentemente com a Maternidade Dr. Adalberto. Nossa função enquanto vereador é correr atrás de todos aqueles que foram eleitos com votos de Anápolis e cobrar a destinação de recursos para a cidade”, pontuou.

O vereador Leandro Ribeiro (MDB), também participou da conversa. Leandro e o presidente Dominguinhos se comprometeram a destinar R$ 75 mil de suas emendas parlamentares para o exercício de 2025 ao hospital.

“Podem contar com a gente para o início desse trabalho”, disse Leandro Ribeiro. "Vamos conversar com outros vereadores e começar a busca por recursos para o INMCEB”, confirmou o presidente.

INMCEB

O Instituto de Medicina do Comportamento Eurípedes Barsanulfo (INMCEB) é uma entidade filantrópica que oferece a população um serviço focado em atender as necessidades dos indivíduos portadores de transtornos mentais e seus familiares.

A unidade disponibiliza uma equipe multiprofissional com diversos especialistas nas áreas de psiquiatria, psicólogia, terapias, enfermagem e assistência social que atuam em sintonia para desenvolver um tratamento individual e direcionado para cada um dos pacientes.

O presidente do INMCEB, Elcival Vitor Silva, agradeceu a homenagem e a parceria com o Legislativo. Elcival convidou o presidente Dominguinhos e demais vereadores para uma visita no hospital com a finalidade de mostrar a estrutura e a qualidade dos serviços que são oferecidos aos usuários. 

Ainda segundo Elcival, o INMCEB é considerado o segundo melhor hospital psiquiátrico do Brasil, o único de Goiás com atendimento 24 horas e que oferece suporte também ao público infanto-juvenil.

As vereadora, Mirian Garcia também prestigiou a homenagem.

Homenageados

Elcival Vitor Silva – presidente
Zilmar Rezende Pereira – vice-presidente e diretor executivo
Jorge Cecílio Daher Junior – diretor médico
Denver Carnielo Rezende – gerente
Helvécio Costa de Oliveira – secretário
Gercivany Paula de Almeida – Departamento Financeiro
Sandra Rezende Cavalcante – Departamento de Pessoal
Vanessa Araújo de Paiva Mendes – Recursos Humanos

Câmara é palco do 2º Fórum Animal, com palestras de diferentes especialistas

por Marcos Vieira publicado 19/04/2024 14h04, última modificação 19/04/2024 14h04
Câmara é palco do 2º Fórum Animal, com palestras de diferentes especialistas

(Foto: Guto Neves)

A Câmara de Anápolis foi palco do 2º Fórum Animal, realizado pela vereadora Seliane da SOS (MDB) na noite de quarta-feira (17.abr). Estudantes universitários e ativistas acompanharam diferentes palestras no plenário Teotônio Vilela, que versaram sobre o tema proteção e direitos dos animais.

O superintendente geral da Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás, Ricardo Matos, falou sobre o trabalho realizado pelo IML Veterinário do órgão. Já o delegado regional de Polícia Civil, Fábio Vilela, deu um panorama da atuação da corporação em relação à denúncias de maus tratos de animais.

A médica veterinária Elisângela Sobreira abordou o tráfico de animais silvestres. Também médica veterinária, Suyan Brethel falou sobre maus tratos de cavalos utilizados para tração de carroças.

O deputado estadual Delegado Eduardo Prado (PL) apresentou leis de sua autoria que tratam da causa animal, expondo um panorama completo dos avanços em termos de legislação estadual, as motivações para os projetos e o que ele pretende ainda colocar em tramitação para apreciação da Assembleia Legislativa.

O deputado comunicou também que estava destinando R$ 150 mil do montante a que tem direito de emendas impositivas para a SOS Animais, organização não governamental fundada e coordenada pela vereadora Seliane.

“Foi um evento extraordinário. Foi difundido muito conhecimento por profissionais que vivenciam a causa animal, que são totalmente dedicados a esse trabalho”, avaliou a vereadora.

Seliane também agradeceu os recursos que chegam via o deputado Eduardo para a ONG SOS Animais. “Fico feliz porque é assim que a gente constrói, dando as mãos. A causa precisa, a entidade precisa. Estou muito feliz”, finalizou.

Ações do documento

registrado em: